domingo, 20 de março de 2016

As atribuições da/o Assistente Social



A profissão de Assistente Social objetiva garantir o acesso as políticas públicas, facilitar o acesso aos direitos sociais para todos que deles necessitem.
O Conjunto CFESS-CRESS – Brasília (DF) 2013, é composto pelo Conselho Federal de Serviço Social, e por 25 Conselhos Regionais de Serviço Social e pelas duas Seccionais de Base Estadual. Atualmente constam no mercado de trabalho nas diversas áreas de ações, segundo as últimas informações obtidas aproximadamente 95 mil assistentes sociais inscritos e ativos.
As áreas de maior concentração destes profissionais estão na área da Saúde e da Assistência Social, sendo que o mercado de trabalho também abre espaço para os campos sóciojurídico, empresas, organizações não governamentais e movimentos sociais.

A Assistência Social dentro de suas competências tem as devidas atribuições, segundo a Resolução do CNAS nº 109/2009 e a  Tipificação Nacional dos Serviços Socioassitenciais:
Trabalho Social essencial ao serviço: Acolhida; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; 8 [Documento base – Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais] grupos de famílias; acompanhamento familiar; atividades comunitárias; campanhas socioeducativas; Informação, comunicação e defesa de direitos; fortalecimento da função protetiva da família; promoção do acesso à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento de redes sociais de apoio; desenvolvimento do convívio familiar e comunitário; mobilização para a cidadania; conhecimento do território; cadastramento socioeconômico; articulação da rede socioassistencial; articulação com os serviços setoriais; articulação e fortalecimento de grupos sociais locais; articulação com profissionais de serviços setoriais, movimentos sociais, universidades e outras instâncias; elaboração de relatórios e/ou prontuários; notificação da ocorrência de situações de vulnerabilidade e risco social; busca ativa; avaliação ao BPC (www.assistenciasocial.al.gov.br/sala-de-imprensa/arquivos/folder...)
Nosso objetivo é a promoção do indivíduo e de sua família, é o empoderamento do cidadão, em que se resume essas expressões:
-" Desde que o mundo é mundo o "HOMEM" busca por uma vida melhor, mais conforto, mais realizações, mais aquisições, enfim por seu próprio Bem - Estar e de sua família também é claro, pois bem, nessa linha de raciocínio de Bem-Estar, como conseguir esse estágio na vida?
Somente através do TRABALHO.
É no Trabalho que o Homem se dignifica, se realiza, conquista seus sonhos...
E como conseguir essas vitórias nesse mercado de trabalho tão excludente, exigente, devorador de homens, de sonhos...
Somente através de uma especialização profissional, uma capacitação profissional, ESTUDANDO, estudando sem cessar, se aprimorando para atender ao chamado do mercado de trabalho.
Como conseguir esse triunfo sem dinheiro para bancar as despesas de um estudo e conquistar o tão sonhado diploma, uma graduação que lhe abra espaço ao sol...
Atualmente temos a política pública que favorecem essa empreitada, Bolsas de Estudos, e diversos programas do governo que facilitam o ingresso dos jovens em faculdades gratuitas ou particulares.

O Homem é um ser social, vive em grupos, portanto, necessita sentir-se parte de um grupo- sentimento de pertencimento, necessita sentir-se participante deste grupo - participação social, necessita suprir suas necessidades básicas: viver com saúde, liberdade, respeito, segurança, bem alimentado, ter um local de moradia, saneamento básico, e outras necessidades fundamentais que devem ser garantidas por um governo que lhes prestem essas necessidades com seriedade, responsabilidade. Esse é o papel de um sistema de governo igualitário, equânimes para que se reduza a desigualdades sociais existentes em nosso mundo.

A sociedade progrediu bastante quanto aos direitos fundamentais, políticos e sociais, mas ainda temos muito que melhorar no sentido "Humano" - o respeito à VIDA... 

sábado, 12 de março de 2016

O valor de um sorriso

Quando nós sorrimos  para as pessoas que nos cercam, algo de mágico acontece...Abrimos uma porta na muralha que nos separa...
Nós mantemos uma redoma de cristal ao nosso redor para nos proteger, como se fosse uma capsula...pois, nos sentimos frágeis o tempo todo, necessitando de manter a postura de defesa.   
E com o poder do sorriso quebramos essa redoma, capsula ou muralha...
Um sorriso acolhedor nos dá ânimo, coragem, forças para romper o silêncio de um ambiente, ou  a opressão da multidão.
Observando as pessoas em uma praça...notamos que as pessoas se mostram alheias ao mundo da qual fazem parte, se fecham em si mesmas, não se comunicam mais uma com as outras, não tem tempo para de fato curtir a vida. 
Viver é comunicar-se, trocar experiências, trocar idéias, poder falar de nós mesmos e de nossas conquistas.
O sorriso, a palavra branda, a atitude gentil, a cortesia atrai a simpatia, a harmonia, a amizades, a confiança...Um sorriso faz a diferença nesse mundo frio e obscuro, como uma luz que brilha na escuridão.
Não importa se as pessoas vão responder nosso sorriso ou não...Oque realmente importa é nossa atitude de segurança, gentileza, harmonia, cortesia, alegria e paz interior...
Na palavra do Senhor encontramos a observação: O sorriso aformoseia o rosto e se o rosto está triste quem poderá consolá-lo.
Quando sorrimos nos sentimos melhor, pois estimula a produção de hormônios do bem -estar e o melhor de tudo é saber que o sorriso é contagioso, como se estivéssemos diante do espelho, refletimos oque estamos sentindo e recebemos o reflexo dessa atitude otimista e cordial.
Diante desse fato cientificamente comprovado, vamos sorrir mais...para ter uma vida alegre e de qualidade.


  

Alzheimer, uma doença que provoca a dependência total

Esta doença o Alzheimer é uma enfermidade de característica neuro-degenerativa que provoca a dependência total de seu portador, devido o declínio das funções intelectuais, que com o avanço da enfermidade reduz as capacidades laborais e sociais, pois interfere nas respostas à realidade vívida, isto é, interfere na memória, no comportamento e na personalidade  da pessoa portadora da doença.
Como perceber o quadro de sintomas dessa doença?
No início a pessoa começa a perder a memória mais recente, fica esquecida e começa a falar sobre as experiências do passado como clareza e com o avanço do quadro provoca afeta as atividades de seu dia a dia, atrapalhando seu cotidiano, afeta a parte cognitiva ou seja, o aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem.
Com o avanço da doença a pessoa fica mais debilitada e incapaz de realizar as tarefas do dia a dia, e até de seus cuidados pessoais.
Devido a redução da capacidade e de discernimento a pessoa não consegue entender as consequências de seus atos, gerando portanto, problemas para si mesmo.
Desta forma a lei considera a pessoa portadora de Alzheimer incapaz, já que ela não tem discernimento de si e de seus atos, devido o declínio lógico e lapsos de memória.
A lei permite a interdição dessas pessoas como medida de proteção e preservação da pessoa portadora da doença, para evitar que elas sejam vítimas de pessoas com más intenções, que venham a lesar, explorar, extorquir , causando diversos prejuízos  de ordem moral e patrimonial.
A interdição do paciente declarará que o mesmo não poderá responder por si e por seus atos ou práticas, necessitando portanto de um cuidador e curador que cuide e responda por ela.
Essa interdição é feita por processo judicial, pela atuação de um advogado, mediante um diagnóstico médico que ateste o laudo com o esclarecimento sobre a capacidade  ou incapacidade de discernimento da pessoa a ser representada.
    

Os segredos de Elisabete

Bom Dia! Amados

Hoje acordei disposta a contar todos os meus segredos...
A verdade seja dita, vou lhes contar todos os milagres que Deus fez na minha vida...
Nosso Paizinho do Céu me formou no ventre de minha mãe, me deu forças para nascer, mesmo com apenas um quilo e novecentos gramas, segundo minha mãe, nem atingi dois quilos, como ela diz:
-" Era um espirro de gente".
É estou aqui agora para lhes contar como foi minha jornada até esta data.
A infância foi dura, tive que vencer muitos obstáculos, devido a saúde frágil, problemas cardíacos, tive que vencer muitos medos, temores, os mesmos que todas as crianças enfrentam...tive que derrotar muitos monstros horripilantes...
Sofri muitos traumas, confianças quebradas, inocência dilacerada, amores desfeitos...
Sabe, não temos como evitar os traumas...mas podemos vencê-los...
Como? Como?
Como vencer essas dores da alma???
Como curar essas feridas, curar a alma magoada de uma criança indefesa?
Como superar todas as más lembranças?
Nossos pais fazem o melhor que podem para nos defender, isso é fato...querem nos proteger, nos alimentar, cuidar de nossa saúde e bem estar, isso é natural...mas o ser humano é cruel, quando não tem o temor de Deus no coração...
E então, meus amados qual é o segredo para vencer todas essas amarguras que nos sobrevêm, para nos derrotar...sabemos que o inimigo de Deus não descansa e quer nos devorar literalmente.
 O Nosso Senhor e Criador nos ensina a ser mais que vencedores...Prestem atenção nossas armas são: a FÉ, o AMOR e o PERDÃO.
Todas as respostas que você e eu precisamos estão fundamentadas nestas três pequeninas palavras com significado colossal...
Na vida já sofri muitos abusos, dores, decepções, amarguras, frustrações, como vocês meus amados...mas fui, sou e sempre serei vencedora no amor de JESUS.
Quando me vem alguns dissabores na vida, elevo meus pensamentos nas lembranças de todas as vitórias alcançadas:
" O Senhor me deu a vida, saúde, sabedoria, me deu forças para perdoar aqueles que me feriram, me magoaram, me tirou da boca da morte por várias vezes, me deu vitórias que nem consigo numerá-las"...
E eu creio e tenho esperança que o Senhor tem muitas vitórias para me entregar ainda...
Porque resolvi abrir meu coração à vocês, meus amados?
Para que vocês glorifiquem a Deus - Pai em tudo em vossas vidas... pois,  assim como eu somos mais que vencedores em Cristo Jesus...
Vencemos pelo amor que o Nosso Senhor tem por nós, não é por merecimento e sim por puro amor do Nosso Criador...
Vencemos e venceremos pela Fé, Amor e pelo Perdão que liberta as almas encarceradas...
Somente pela ação do Espírito Santo em nós é que conseguimos perdoar, amar e crer ...
Estes são os meus segredos que divido convosco, para juntos nos unirmos em oração e então continuar vencendo até chegar o dia de nossa partida para uma nova e linda vida eterna na presença de Nosso Salvador Jesus. 

Elisabete

quarta-feira, 2 de março de 2016

A História da Assistência Social



Na Antiguidade a Assistência Social era exercida pela IGREJA – através dos cuidados aos mais desvalidos, oprimidos, desempregados, doentes, aos menos favorecidos economicamente, abandonados, órfãos, viúvas, deficientes, idosos, através da caridade e do amor cristão.

Em 1930 ocorreu devido à INDUSTRIALIZAÇÃO, o EXODO RURAL – e, portanto, a grande aglomeração nas áreas urbanas – gerando diversas demandas sociais (necessidades básicas humanas, como: moradia, emprego, saneamento básico, doenças, violências, e outros...). Mediante a situação emergencial o Presidente Getúlio Vargas criou a Profissão do Serviço Social como estratégia de controle social- (no início os profissionais eram denominados de agentes Sociais e atualmente de Assistentes Sociais), para amenizar as mazelas enfrentadas, originou-se ou criou-se os Benefícios do Governo – cedido para todos que comprovadamente necessitassem – ( com caráter de assistencialismo=clientelismo, o que gerava a dependência econômica do governo e sem expectativas de independência.

Com o passar do tempo foram aumentando as demandas, e devido a esse fato – em 1988 -0 Institui-se a CONSTITUIÇÃO FEDERAL e reza no:

ARTIGO 203:
 A Assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independentemente da contribuição à Seguridade Social e tem por objetivos:
I-                A proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice;
II-              O amparo às crianças e adolescentes carentes;
III-            A promoção da integração ao mercado de trabalho;
IV-            A habilitação e a reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária;
V-              A garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei.


Em 1993 instituiu-se a LEI ORGÂNICA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – LOAS- LEI Nº 8742/93 – DE 07 DE DEZEMBRO DE 1993 – que orienta à execução dos serviços, programas, projetos e benefícios da Assistência Social para a garantia dos direitos sociais –através do SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – SUAS
Desde 1995 a Assistência Social vem se consolidando através do SUAS -  fortalecendo a democracia e as políticas públicas como direito do cidadão e dever do Estado, ampliando a proteção social pela redução da pobreza e elevação da renda e do acesso aos direitos sociais: serviços, programas, projetos socioassistenciais.
As políticas públicas têm por objetivo desenvolver e consolidar a cidadania, identidade, empoderamento, capacitação, sentimento de pertencimento e participação social, isto é a defesa dos direitos sociais de cada cidadão. 
     



           Elisabete Lauriano
          02 de março de 2016