terça-feira, 19 de novembro de 2013

Entrevista com a Coordenadora Sonia Maria da Silva Longo


Eu comecei a trabalhar com apenas doze anos de idade na função de Babá para uma família em São Paulo, nessa época meus pais moravam no sítio. Com o correr do tempo meus pais vieram  morar em São Paulo e eu já trabalhava como Balconista em Mercado Municipal.
Trabalhei como  Escriturária, como Costureira...
Quando mudamos para a cidade de Sorocaba trabalhei na Fábrica de Tecidos no setor de  Produção, trabalhei também no Almoxarifado na Fábrica de Tecidos.
Depois como Escriturária no SAAE de Sorocaba. Trabalhei  na função de Crediarista em Loja, em seguida trabalhei como Operadora de Caixa em Mercado, atuei também na função de  Fiscal de Caixa.
 Trabalhei como Diarista em casa de Família.
 Já na cidade de Votorantim, na Prefeitura exerci as funções de Merendeira,  de Serviços Gerais, de Auxiliar  Infantil.
Trabalhei em Empresa Multinacional na função de Auxiliar de Produção.
Novamente trabalhei como Diarista, Cozinheira em casa de Família.
Enfim minha vida não foi fácil, trabalhei muito para chegar onde estou, fui muito humilhada, sofri para concluir meus estudos, minha Faculdade de Serviço Social, mas glória a Deus eu venci, e vou continuar vencendo mais ainda para chegar onde eu quero, vou alcançar meus sonhos...Eu creio...Deus ajuda e recompensa todos os nosso esforços...

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Entrevista com a Assistente Social (Especialista em Gestão Pública Municipal)- Julieta Camargo

Olá !
Meu nome é Julieta, tenho 36 anos, sou assistente social especialista em Gestão Pública Municipal.
Minha carreira na área social iniciou-se no ano 2000 quando fui convidada a concorrer ao pleito do Conselho Tutelar no município de Itapetininga (SP).
Aceitei o desafio, mesmo sem saber direito o que era e fui eleita Conselheira Tutelar Presidente.  A partir do momento em que me dispus a concorrer, eu comecei a buscar por aperfeiçoamento, através de cursos, leituras, troca de experiências e assim começou toda a construção do meu conhecimento atual.
Sempre tiver amor às Leis, em especial ao Estatuto da Criança e do Adolescente.
Permaneci no Conselho Tutelar por dois mandatos consecutivos (seis anos) e depois entrei trabalhar num grande projeto social, onde pude aprender muito e dar minha contribuição a muitas famílias, crianças e adolescentes por quase cinco anos.
Ali surgiu o desejo de cursar Serviço Social. Iniciei a faculdade em 2007.
Não foi fácil. Enfrentei muitas críticas, porque cursava serviço social à distância. Então foquei nos estudos ainda mais, me aprofundei teoricamente, investia o pouco que me sobrava em livros de serviço social. Cada livro que chegava era para mim como um presente único.
No ano de 2010 participei de um processo seletivo em Tatuí para estágio no Central de Penas e Medidas Alternativas, fui selecionada entre trinta concorrentes. Que alegria !
Durante a viagem diária, eu lia matéria, livros, revistas e tudo relacionado à Legislação Social e Serviço Social. Também fiz estágio em um abrigo em Itapetininga, foi um presente de Deus.
No mesmo ano, prestei três concursos: Sorocaba, Boituva e Votorantim. E pra minha alegria eu havia passado em todos. Aí veio o desespero, eu ainda não estava formada, a colação de grau estava marcada para 26/03/11 e eu não podia esperar.
Elaborei uma carta muito fundamentada e enviei por email e por sedex para a Reitoria e com cópia ao Conselho Universitário. Após dez dias obtive resposta positiva. E Deus agiu mais uma vez em meu favor.
 Colei grau em 11/01/11 e já comecei a preparar o registro no Conselho de classe.
Dia 21/01/11 assistente social que foi minha supervisora de campo no abrigo onde fiz estagio me convidou para acompanhá-la numa perícia para requerimento de benefício em Alambari (SP), eu de imediato fui e levei um Currículo para deixar na prefeitura.
Depois de dois dias fui chamada para uma entrevista com a diretora de promoção social. Fui contratada e atuei por 45 dias como chefe de assistência social. Amei trabalhar com a equipe, Saí porque fui chamada no concurso de Votorantim, onde estou até o final desse mês de novembro.
Agora vou para novos caminhos, passei no concurso do Tribunal de Justiça de SP e irei assumir uma vaga na minha querida Itapetininga.
O sentimento é contraditório, porque ao mesmo tempo que vibro em saber que irei para realizar meu grande sonho, deixarei pessoas queridas que me farão muita falta.
Mas mudanças são necessárias e sei que Deus tem um grande propósito pra mim. Sei que as amizades que fiz continuarão as mesmas, porque os laços que construímos é maior que a distância.
O que quis mostrar com essa entrevista é que na vida o importante é ter fé e acreditar que é capaz, não perder oportunidades e focar no nosso objetivo é o grande segredo.
Sei que como assistente social, ainda temos muitas limitações, mas fico extremamente feliz quando consigo ver mudança na vida das pessoas atendidas.

Acredite e voe em direção dos seus sonhos !!!