quarta-feira, 30 de maio de 2012

Nosso Cérebro

Por dentro do cérebro  Dr. Paulo Niemeyer Filho / Neurocirurgião
     
Parte da entrevista da revista PODER, ao neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho,
abaixo, quando lhe foi perguntado:

O que fazer para melhorar o cérebro ?
Resposta:

Vc tem de tratar do espírito. Precisa estar feliz, de bem com a vida, fazer exercício. Se está deprimido, reclamando de tudo, com a autoestima baixa, a primeira coisa que acontece é a memória ir embora; 90% das queixas de falta de memória são por depressão, desencanto, desestímulo. Para o cérebro funcionar melhor, você tem de ter alegria. Acordar de manhã e ter desejo de fazer alguma coisa, ter prazer no que está fazendo e ter a autoestima no ponto.
PODER: Cabeça tem a ver com alma? 
PN: Eu acredito que a alma está na cabeça. Quando um doente está com morte cerebral, você tem a impressão de que ele já está sem alma... Isso não dá para explicar, o coração está batendo, mas ele não está mais vivo. Isto comprova que os sentimentos se originam no cérebro e não no coração.
PODER: O que se pode fazer para se prevenir de doenças neurológicas? 
PN: Todo adulto deve incluir no check-up uma investigação cerebral. Vou dar um exemplo: os aneurismas cerebrais têm uma mortalidade de 50% quando rompem, não importa o tratamento. Dos 50% que não morrem, 30% vão ter uma sequela grave: ficar sem falar ou ter uma paralisia. Só 20% ficam bem. Agora, se você encontra o aneurisma num checkup, antes dele sangrar, tem o risco do tratamento, que é de 2%, 3%. É uma doença muito grave, que pode ser prevenida com um check-up.
PODER: Você acha que a vida moderna atrapalha? 
PN: Não, eu acho a vida moderna uma maravilha. A vida na Idade Média era um horror. As pessoas morriam de doenças que hoje são banais de ser tratadas. O sofrimento era muito maior. As pessoas morriam em casa com dor. Hoje existem remédios fortíssimos, ninguém mais tem dor.
PODER: Existe algum inimigo do bom funcionamento do cérebro? 
PN: Todo exagero.
Na bebida, nas drogas, na comida, no mau humor, nas reclamações da vida, nos sonhos, na arrogância, etc.
O cérebro tem de ser bem tratado como o corpo. Uma coisa depende da outra.
É muito difícil um cérebro muito bom num corpo muito maltratado, e vice-versa.
PODER: Qual a evolução que você imagina para a neurocirurgia?

PN: Até agora a gente trata das deformidades que a doença causa, mas acho que vamos entrar numa fase de reparação do funcionamento cerebral, cirurgia genética, que serão cirurgias com introdução de cateter, colocação de partículas de nanotecnologia, em que você vai entrar na célula, com partículas que carregam dentro delas um remédio que vai matar aquela célula doente que te faz infeliz. Daqui a 50 anos ninguém mais vai precisar abrir a cabeça.
PODER: Você acha que nós somos a última geração que vai envelhecer? 
PN: Acho que vamos morrer igual, mas vamos envelhecer menos. As pessoas irão bem até morrer. É isso que a gente espera. Ninguém quer a decadência da velhice. Se você puder ir bem mentalmente, com saúde, e bom aspecto, até o dia da morte, será uma maravilha.
PODER: Hoje a gente lida com o tempo de uma forma completamente diferente. Você acha que isso muda o funcionamento cerebral das pessoas? 
PN: O cérebro vai se adaptando aos estímulos que recebe, e às necessidades. Você vê pais reclamando que os filhos não saem da internet, mas eles têm de fazer isso porque o cérebro hoje vai funcionar nessa rapidez. Ele tem de entrar nesse clique, porque senão vai ficar para trás. Isso faz parte do mundo em que a gente vive e o cérebro vai correndo atrás, se adaptando.
Você acredita em Deus? 
PN: Geralmente depois de dez horas de cirurgia, aquele estresse, aquela adrenalina toda, quando acabamos de operar, vai até a família e diz:
"Ele está salvo".

Aí, a família olha pra você e diz: 
"Graças a Deus!".

Então, a gente acredita que não fomos apenas nós, 
que existe algo mais, independente de religião.
 


Enviado pelo amigo Dr. Claudio Roberto
Maio/12

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Entrevistando a Escriturária - Juliana Julioli Belluti - 28 anos

O meu primeiro emprego foi na função de Auxiliar de Produção, depois trabalhei em um Buffet Infantil na área de Recreação Infantil, logo após trabalhei com Recreação Infantil em um Hotel.
Em 2001 trabalhei como Estagiária de Administração na área de Recursos Humanos na Prefeitura de minha cidade, por 04 anos.
Em 2005 trabalhei concursada em serviço público municipal na área da Educação, na função de Inspetora de Alunos em outra cidade por 2 anos e 6 meses.
Em 2008 até 2011 trabalhei concursada na área da Educação em serviço público Estadual, na função de Agente de Organização Escolar, sendo dividido meu período de trabalho entre a Inspeção de alunos  e o serviço  burocrático na Administração Escolar.
Neste ano de 2012, trabalho como Escriturária através de concurso público municipal, onde me encontro atuando na área da Saúde, até esta data.
Nesta jornada, nesta escalada profissional, o que mais me motivou foi a aprendizagem de várias profissões, em variados setores,  adquirindo conhecimentos diversificados e também conhecendo muitas  pessoas, fazendo muitas amizades, e foi tudo muito gratificante, tanto na área da Educação, quanto na área da Saúde, a gente aprende a gostar, do que a gente faz...
Essa escalada também foi motivada  pela auto-realização, buscando trabalhar na área em que me formei, que é a  Administração, sempre visando o crescimento profissional, pessoal e também o financeiro.


Mensagem para os Leitores
Nunca é tarde para atingir nossos objetivos, o importante é nunca desistir, sonhar nos projeta ao futuro, porém para atingi-lo devemos realizar nosso trabalho com muito amor.
Regar nosso dia com sorrisos, alegrias, gentilezas, abraços, ou apenas um doce olhar, deixa-o mais leve para seguirmos em frente.

Entrevistando a Auxiliar e Técnica de Enfermagem - Ana Paula de Oliveira Cardoso - 26 anos

O meu primeiro emprego foi como Secretária em um Consultório Pediátrico por 10 meses, depois trabalhei como Operadora de Caixa em um Hipermercado por 03 meses.
Em 2004 trabalhei contratada na área da Saúde Municipal como Recepcionista em área Hospitalar.
Por essas experiências me despertou o interesse de trabalhar na área de Enfermagem.
Então iniciei o curso de Auxiliar de Enfermagem, logo que iniciei o curso fiquei grávida aos 18anos de idade.
Quando meu filho tinha 01 ano e 6 meses comecei a trabalhar na área Hospitalar como Recepcionista, durante este tempo eu fiz o curso de Técnico de Enfermagem, e fiquei 02 anos sem atuar nessa área devido a falta de experiência nesse trabalho.
Logo depois consegui meu primeiro emprego na área de enfermagem em outro Hospital  noutra cidade, no setor de UTI -Neo- Natal, fiquei trabalhando durante 10 meses.
Depois retornei ao primeiro Hospital nesta mesma área de UTI-Neo-Natal, fiquei trabalhando por 1 ano e 6 meses, e paralelamente trabalhava em outro Hospital em minha cidade também.
Resolvi que não queria trabalhar mais em dois empregos, sai de um dos empregos e ficando somente em um por 03 meses.
Durante esse período prestei concursos públicos municipais e passei no tão desejado concurso da prefeitura em duas cidades vizinhas, onde realizo meu desejo e trabalho em ambos serviços públicos, e ainda estou cursando a Faculdade de Enfermagem fazendo o 3º Semestre de Enfermagem.
O meu filhinho está com 07 anos de idade e devo isso tudo à minha família, que sempre me apoiou, e são a razão do meu viver, pois criar um filho sozinha não é fácil.
Eu sou muito feliz, pois graças a Deus tenho tudo que gosto, e faço o que eu mais amo!
Trabalhar na Enfermagem!

Entrevistando a Atendente e Auxiliar de Enfermagem - Srª Diva de Camargo- 71 anos

A Srª Diva nos relata que foi Funcionária Pública Estadual na área da Saúde desde 1973, trabalhou como Atendente de Enfermagem e Auxiliar de Enfermagem, sempre na sala de vacina, vacinando praticamente quase toda a população da cidade de Votorantim, durante todos esses anos de trabalho.

Relata-nos as suas experiências de trabalho:
Eu tive a oportunidade de mudar de área com chance de melhor salário, mas o amor que eu sentia pela área da Saúde em que trabalhava foi maior...
Trabalhei 36 anos de minha vida, com muito amor, muita alegria e dedicação, pois sei a importância deste trabalho.
Eu creio que não deixei nada a desejar, e agradeço a Deus, que me deu saúde para cumprir aquilo que estava determinado para eu fazer...
Sempre tive o prazer, tanto de trabalhar na sala de vacina como Vacinadora, quanto de ensinar todos os meus conhecimentos e experiências adquiridos durante minha vida profissional, para todos os colegas de trabalho, que desejassem e tivessem interesse em aprender sobre essa função de enfermagem.
Aposentei há 2 anos e 11 meses, estou muito contente porque também já me adaptei com a aposentadoria.


Mensagem para os Leitores
O importante é amar aquilo que a gente faz, é sentir-se realizada, é compreender a importância de nosso trabalho, independente da profissão ou do salário.
Não visar somente a parte financeira, mas sim a auto-realização, é ser feliz em tudo  que  produz,  que  faz, que  realiza.

 

Salmo 70

Praza-te, ó Deus, em livrar-me; dá-te pressa, ó Senhor, em socorrer-me.
Sejam envergonhados e cobertos de vexame os que me demandam a vida: tornem atrás e cubram-se de ignominia os que se comprazem no meu mal.
Retrocedam por causa da sua ignominia os que dizem: Bem-feito! Bem-feito!
Folguem e em ti rejubilem todos os que te buscam; e os que amam a tua salvação digam sempre: Deus seja magnificado!
Eu sou pobre e necessitado; ó Deus, apressa-te em valer-me, pois tu és o meu amparo e o meu libertador, Senhor, não te detenhas!

domingo, 27 de maio de 2012

Inventário diário...

Consideremos, todos nós queremos bençãos sobre nós, nossa família, nossos familiares, e amigos...
E então como consegui-las?

Façamos um inventário diário das palavras que pronunciamos o dia todo, e o tempo todo...
Nossas palavras são palavras boas e de benção? Ou ao contrário são palavras torpes, de baixo calão, palavras de maldição?
Tudo o que sai de nossa boca é alimento espiritual, ou é carnal?
Nós estamos lançando bençãos ou maldições?
Estamos sendo espirituais ou deixando vencer as nossas frustrações?
Refletiremos então sobre os nossos pensamentos e as nossas ações...
Toda palavra tem vida...tem poder...e toda palavra liberada...surtirá seus efeitos...refletirá sobre nosso viver...
Corajosos... façamos os nossos inventários diários...Que caiam as máscaras,e que se abram os armários...
E veremos o resultado sobre nossas vidas e sobre as vidas de nossos familiares...E então virão as  bençãos aos milhares...

A palavra sagrada nos aconselha:
O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias.( Provérbios 21:23) 


Elisabete Lauriano
Maio/12



 

A Palavra tem poder...

As palavras libertam...com grande poder...Jesus te ama, e está sempre ao teu lado...Ele quer eliminar com o seu sofrer...
Repita com fé...crendo com todo seu ser...
Jesus liberta...e este é o seu querer...
Jesus tem todo poder nas mãos...Ele nos dispensa a suas bençãos...
O sangue de Jesus é remidor e tem poder...Basta Nele crer...
Em cada letra pronunciada de seu lindo nome... Jesus libera poder curativo sobre nós...Então clame, louve-o com alta voz...
Jesus já perdoou todos os nossos pecados, já nos remiu, naquela dura e cruel cruz...E já está em nós a sua eterna  Luz...
O amor de Jesus é libertador...Curador...Perdoador...
O amor de Jesus é puro esplendor...
Creia! Creia! Aceite esse amor, e por Ele a vida eterna ganhará...Jesus por ti tudo fará...
Deus Criador, Sustentador, Provedor...É Pai de Divino Amor...
O perdão liberta as almas oprimidas...perdoe e será perdoado/a...e estas então serão também por Jesus remidas...
O perdão liberta o coração ferido, magoado/a...E então Jesus poderá curar as dores e as feridas...
A Deus e a Jesus devemos toda a nossa adoração... Todo o nosso louvor, nosso amor...a Ele elevemos agora uma oração...
Entreguemos a Deus todo nosso coração, e aos seus passos sigamos... pelo caminho por onde Ele for...
Desde agora para sempre o sigamos por puro amor...
Elisabete Lauriano
Maio/12

A Abobora e seus benefícios para nosso organismo

Médicos se pronunciem ..........
A ABÓBORA
... Uréia, colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos... 
Um segredinho revelado.
Alguns anos atrás, um meu ex-professor me mostrou uma análise de sangue; o que eu vi me deixou impressionado. Os cinco principais parâmetros do sangue, ou seja:ureia, colesterol, glicemia, lipídios e triglicerídeos apresentavam valores que, em muito excediam os níveis permitidos.
Comentei que a pessoa com aqueles índices já deveria estar morta ou, se estava viva, isto seria apenas por teimosia. O professor, então, mostrou o nome do paciente que, até então, tinha sido ocultado pela sua mão. O paciente era ele mesmo!
Fiquei estupefato! E comentei: "Mas como? E o que você fez?". 

Com um sorriso ele me apresentou a folha de uma outra análise, dizendo: "Agora, olhe esta, compare os valores dos parâmetros e veja as datas".
Foi o que eu fiz. Os valores dos parâmetros estavam nitidamente dentro das faixas recomendadas, o sangue estava perfeito, impecável, mas a surpresa aumentou, quando olhei as datas; a diferença era de apenas um mês (entre as duas análises da mesma pessoa)!
Perguntei: "Como conseguiu isso? Isso é, literalmente, um milagre!"
Calmamente, ele respondeu que o milagre se deveu a seu médico, que lhe sugeriu um tratamento obtido de outro médico amigo. Este tratamento foi utilizado por mim mesmo, várias vezes, com impressionantes resultados.
Aproximadamente, uma vez por ano, faço análise de meu sangue e, se algum dos parâmetros estiver apresentando tendência ao desarranjo, volto  imediatamente a repetir esse processo. Sugiro que você o experimente.
Aqui está o SEGREDO: Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. 

Tome essa vitamina em jejum, 15 a 20 minutos antes do desjejum (café da manhã). 
Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. 
Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contraindicação, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açúcar!).
O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular: o colesterol mais nocivo e perigoso - LDL . Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.
Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável!
Nada mais.
Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina.
Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, pois, fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.
Referência:
[1] Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde, Editado pela Biblioteca 24x7 [www.biblioteca24x7.com.br ], São Paulo-SP, novembro 2008.

Enviado pelo amigo Dr. Claudio Roberto
Maio/12

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O que é CRAS?


Centro de Referência de Assistência Social
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).


O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.


Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.


O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida. 
www.mds.gov.br/assistenciasocial/protecaobasica/cras



CRAS - Profissionais

Quais são os profissionais necessários no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social?

O CRAS deve contar com uma equipe mínima para a execução dos serviços e ações nele ofertados.
Se houver ofertas diretas de outros serviços de Proteção Básica – além do PAIF; programas;projetos e benefícios é necessário ampliar a quantidade de profissionais.

As equipes de referência para os CRAS devem contar sempre com um coordenador, cujo perfil é: técnico de nível superior, concursado, com experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.

O que são as equipes de referência da Proteção Social Básica?

São aquelas formadas por servidores efetivos responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Básica e Especial, levando-se em consideração o número de famílias e indivíduos referenciados, o tipo de atendimento e aquisições que devem ser garantidas aos usuários.

A equipe de referência do CRAS deve ser selecionada por meio de concurso público ou processo seletivo, regidos pelos critérios da transparência e impessoalidade.

Qual a orientação da NOB-RH/SUAS quanto à composição da equipe de referência do CRAS?

A orientação é que toda a equipe de referência do CRAS seja composta por servidores públicos efetivos. Isso está fundamentado na necessidade de que a equipe de referência do CRAS tenha uma baixa rotatividade, de modo a garantir a continuidade, eficácia e efetividade dos programas, serviços e projetos ofertados pelo CRAS, bem como permitir o processo de capacitação continuada dos profissionais. A realização de concursos públicos e a garantia dos direitos trabalhistas desses profissionais devem, portanto, constituir prioridade dos órgãos gestores da assistência social nas três esferas de governo.

Recomenda-se que haja uma transição gradativa do quadro de profissionais da equipe de referência dos CRAS que atualmente encontram-se na condição de terceirizados ou com contratos de trabalho precarizados. Recomenda-se também que a seleção desses profissionais se ainda não efetuada por meio de concursos, deve ser realizada em um processo público e transparente, pautado na qualificação dos profissionais e no perfil requerido para o exercício das funções da equipe de referência do CRAS.

A formação das equipes do CRAS deve ser feita de acordo com o porte do município?

De acordo com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/ SUAS, a composição da equipe mínima de referência que trabalha no CRAS para a prestação de serviços e execução das ações no âmbito da Proteção Social Básica nos municípios é a seguinte:

1) Municípios de Pequeno Porte I – Até 2.500 famílias referenciadas: 2 técnicos de nível superior, sendo 1 assistente social e outro, preferencialmente, psicólogo; 2 técnicos de nível médio.

2) Municípios de Pequeno Porte II – Até 3.500 famílias referenciadas: 3 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais e, preferencialmente, 1 psicólogo; 3 técnicos de nível médio.

3) Municípios de Médio, Grande, Metrópole e Distrito Federal - a cada 5.000 famílias referenciadas: 4 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 profissional que compõe o SUAS; 4 técnicos de nível médio.

IMPORTANTE: Além desses profissionais, as equipes de referência para os CRAS devem contar sempre com um coordenador, cujo perfil é: técnico de nível superior, concursado, com experiência em trabalhos comunitários e gestão de programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais.

Quais são as funções dos profissionais?

Fazem parte das funções dos profissionais que formam a equipe técnica:

1) Recepção e acolhimento de famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social;
2) Oferta de procedimentos profissionais em defesa dos direitos humanos e sociais e daqueles relacionados às demandas de proteção social de Assistência Social;
3) Vigilância social: produção e sistematização de informações que possibilitem a construção de indicadores e de índices territorializados das situações de vulnerabilidades e riscos que incidem sobre famílias/pessoas nos diferentes ciclos de vida. Conhecimento das famílias referenciadas e as beneficiárias do BPC - Benefício de Prestação Continuada e do Programa Bolsa Família;
4) Acompanhamento familiar: em grupos de convivência, serviço socioeducativo para famílias ou seus representantes; dos beneficiários do Bolsa Família, em especial das famílias que não estejam cumprindo as condicionalidades; das famílias com beneficiários do BPC;
5) Proteção pró-ativa por meio de visitas às famílias que estejam em situações de maior vulnerabilidade (como, por exemplo, as famílias que não estão cumprindo as condicionalidades do PBF), ou risco;
6) Encaminhamento para avaliação e inserção dos potenciais beneficiários do PBF no Cadastro Único e do BPC, na avaliação social e do INSS; das famílias e indivíduos para a aquisição dos documentos civis fundamentais para o exercício da cidadania; encaminhamento (com acompanhamento) da população referenciada no território do CRAS para serviços de Proteção Básica e de Proteção Social Especial, quando for o caso;
7) Produção e divulgação de informações de modo a oferecer referências para as famílias e indivíduos sobre os programas, projetos e serviços socioassistenciais do SUAS, sobre o Bolsa Família e o BPC, sobre os órgãos de defesa de direitos e demais serviços públicos de âmbito local, municipal, do Distrito Federal, regional, da área metropolitana e ou da micro-região do estado;
8) Apoio nas avaliações de revisão dos cadastros do Programa Bolsa Família, BPC e demais benefícios.

Quais os conhecimentos necessários para as equipes do CRAS?

O conhecimento da legislação social é fundamental para o exercício profissional da equipe técnica do CRAS. Constituem, portanto, instrumento de trabalho dos profissionais, devendo ser parte integrante do processo de educação permanente, o que segue:

1) Constituição Federal de 1988;
2) Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS/1993;
3) Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA/1990;
4) Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004;
5) Política Nacional do Idoso - PNI/1994;
6) Estatuto do Idoso;
7) Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência/ 1989;
8) Legislação Federal, Estadual e Municipal que assegura direitos das pessoas com deficiência;
9) Norma Operacional Básica da Assistência Social – NOB SUAS/2005;
10) Norma Operacional Básica de Recursos Humanos – NOB RH/2006;
11) Leis, decretos e portarias do MDS;
12) Fundamentos éticos, legais, teóricos e metodológicos do trabalho com famílias, segundo especificidades de cada profissão;
13) Legislações específicas das profissões regulamentadas;
14) Fundamentos teóricos sobre Estado, sociedade e políticas públicas
15) Trabalho com grupos e redes sociais
16) Legislação específica do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social, Benefícios Eventuais e do Programa Bolsa-Família.

De acordo com o Guia de Orientações Técnicas para a implantação do CRAS, os profissionais, além dos conhecimentos teóricos, devem ser aptos para: executar procedimentos profissionais para escuta qualificada individual ou em grupo, identificando as necessidades e ofertando orientações a indivíduos e famílias, fundamentados em pressupostos teórico-metodológicos, ético-políticos e legais; articular serviços e recursos para atendimento, encaminhamento e acompanhamento das famílias e indivíduos; trabalhar em equipe; produzir relatórios e documentos necessários ao serviço e demais instrumentos técnico-operativos; realizar monitoramento e avaliação do serviço; desenvolver atividades socioeducativas de apoio, acolhida, reflexão e participação que visem o fortalecimento familiar e a convivência comunitária.

Qual deve ser a formação e experiência profissional do Coordenador?

O coordenador do CRAS deve ter escolaridade mínima de nível superior, concursado, com experiência em gestão pública; domínio da legislação referente à política nacional de assistência social e direitos sociais; conhecimento dos serviços, programas, projetos e/ou benefícios socioassistenciais; experiência de coordenação de equipes, com habilidade de comunicação, de estabelecer relações e negociar conflitos; com boa capacidade de gestão, em especial para lidar com informações, planejar, monitorar e acompanhar os serviços socioassistenciais, bem como de gerenciar a rede sócio-assistencial local.

Quais as atribuições do Coordenador?

1) Articular, acompanhar e avaliar o processo de implantação do CRAS e a implementação dos programas, serviços, projetos da proteção social básica operacionalizadas nessa unidade;
2) Coordenar a execução, o monitoramento, o registro e a avaliação das ações;
3) Acompanhar e avaliar os procedimentos para a garantia da referência e contra-referência do CRAS;
4) Coordenar a execução das ações de forma a manter o diálogo e a participação dos profissionais e das famílias, inseridas nos serviços ofertados pelo CRAS e pela rede prestadora de serviços no território;
5) Definir com a equipe de profissionais critérios de inclusão, acompanhamento e desligamento das famílias;
6) Definir com a equipe de profissionais o fluxo de entrada, acompanhamento, monitoramento, avaliação e desligamento das famílias;
7) Definir com a equipe técnica os meios e os ferramentais teórico-metodológicos de trabalho social com famílias e os serviços socioeducativos de convívio;
8) Avaliar sistematicamente, com a equipe de referência dos CRAS, a eficácia, eficiência e os impactos dos programas, serviços e projetos na qualidade de vida dos usuários;
9) Efetuar ações de mapeamento, articulação e potencialização da rede socioassistencial e das demais políticas públicas no território de abrangência do CRAS;
Uma das funções principais do coordenador é articular as ações junto à política de Assistência Social e às outras políticas públicas visando fortalecimento da rede de serviços de Proteção Social Básica. Assim, recomenda-se que seja um profissional com funções exclusivas. Se este profissional tiver de articular e pensar estratégias para que a equipe possa trabalhar bem, e ainda, trabalhar direto com as famílias haverá uma sobrecarga de funções e, conseqüentemente, uma queda na qualidade dos serviços prestados, o que justifica a impossibilidade do coordenador ser da equipe técnica.

Sendo assim, o coordenador do CRAS é responsável pela organização das ações ofertadas pelo PAIF, bem como atuar como articulador da rede de serviços sócio-assistenciais no território de abrangência do CRAS.

O Coordenador pode ficar responsável por mais de uma unidade do CRAS?

Nos casos em que for levantada a possibilidade de haver apenas um coordenador para mais de uma unidade do CRAS ou a sua atuação em outros serviços socioassistenciais, é necessário ressaltar que tal procedimento pode vir a comprometer a qualidade do serviço desse profissional, pois suas atribuições são bastante extensas e exigem uma considerável dedicação às ações estabelecidas.

Qual deve ser a formação e experiência profissional dos técnicos de nível médio?

Os técnicos de nível médio devem ter nível médio completo com experiência de atuação em programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais, conhecimento da PNAS, noções sobre direitos humanos e sociais, sensibilidade para as questões sociais, conhecimento da realidade do território e boa capacidade relacional e de comunicação com as famílias.

Quais as atribuições dos técnicos de nível médio?

1) Recepção e oferta de informações às famílias usuárias do CRAS;
2) Apoio ao trabalho dos técnicos de nível superior da equipe de referência do CRAS;
3) Mediação dos processos grupais do serviço socioeducativo geracional, sob orientação do técnico de referência do CRAS, identificando e encaminhando casos para o serviço socioeducativo para famílias ou para acompanhamento individualizado;
4) Participação de reuniões sistemáticas de planejamento e avaliação do processo de trabalho com a equipe de referência do CRAS;
5) Participação das atividades de capacitação da equipe de referência do CRAS;

Qual deve ser a formação e a experiência profissional dos técnicos de nível superior?

Os técnicos de nível superior devem ter formação em serviço social, psicologia e/ou outra profissão que compõe o SUAS (dependendo do porte do município, conforme NOB-RH). Experiência de atuação e/ou gestão em programas, projetos, serviços e benefícios socioassistenciais, conhecimento da legislação referente à Política Nacional de Assistência Social, domínio sobre os direitos sociais, experiência de trabalho em grupos e atividades coletivas, experiência em trabalho interdisciplinar, conhecimento da realidade do território e boa capacidade relacional e de escuta com as famílias.

Quais as atribuições dos técnicos de nível superior?

1) Acolhida, oferta de informações e realização de encaminhamentos às famílias usuárias do CRAS;
2) Mediação dos processos grupais do serviço socioeducativo para famílias;
3) Realização de atendimento individualizado e visitas domiciliares as famílias referenciadas ao CRAS;
4) Desenvolvimento de atividades coletivas e comunitárias no território;
5) Assessoria aos serviços socioeducativos desenvolvidos no território;
6) Acompanhamento das famílias em descumprimento de condicionalidades;
7) Alimentação de sistema de informação, registro das ações desenvolvidas e planejamento do trabalho de forma coletiva;
8) Articulação de ações que potencializem as boas experiências no território de abrangência.

Como deve ser a contratação de estagiários para o CRAS?

A regulação da inserção de estagiários no SUAS está prevista na NOB-RH/SUAS, mas de modo preliminar recomenda-se que o estágio realizado no CRAS seja regulado por meio de convênio entre o órgão gestor da política de assistência social (municipal, do DF e/ou estadual) e instituições de ensino superior.

Os estagiários devem, obrigatoriamente, contar com a supervisão de um técnico de nível superior da equipe de referência do CRAS. Destaca-se que os estagiários não podem, em hipótese alguma, substituir os profissionais que compõem a equipe de referência do CRAS, sejam os profissionais de nível superior ou médio.

Qual deve ser a formação profissional dos técnicos estagiários?

Os técnicos estagiários devem estar cursando serviço social, psicologia ou outro curso que compõe o quadro de formação dos profissionais do SUAS.

Quais as atribuições dos técnicos de estagiários?

Participar junto ao técnico de nível superior ou sozinho, desde que orientado e supervisionado pelo técnico de nível superior (da mesma categoria profissional) e com o consentimento dos usuários, de atividades de programas, serviços e projetos implementados no CRAS.

O que fazer quando não há profissionais no perfil exigido?

Ao habilitar-se à gestão básica ou plena, o município comprometeu-se com a garantia de condições para estruturar o CRAS. Dessa forma, é preciso que haja comprometimento de todos os entes federados.

No entanto, o Ministério sabe da existência das condições adversas, reconhece e respeita as limitações de cada local. No caso de comprovada necessidade de substituição dos profissionais, o município deve comunicar oficialmente ao MDS a necessidade de substituição por outras categorias no seguinte endereço:
MDS - Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - Esplanada dos Ministérios Bloco C - 6° andar - Brasília - DF - CEP: 70046-900

O documento deve ser assinado pelo CMAS - Conselho Municipal de Assistência Social e pela CIB - Comissão Intergestores Bipartite.

Qual o perfil dos profissionais que irão trabalhar em comunidades tradicionais e quilombolas?

As equipes destinadas a desenvolver trabalho com populações tradicionais (indígenas, quilombolas) ou específicas devem ser capacitadas e orientadas por um Antropólogo sobre as especificidades étnicas e culturais da população atendida, contribuindo no planejamento, monitoramento e avaliação dos serviços e ações. Neste sentido, é importante que a equipe técnica estabeleça interlocução com as lideranças da comunidade atendida, para legitimar e auxiliar o trabalho realizado junto à comunidade.

De acordo com a NOB-RH/SUAS, a composição das equipes de referência dos Estados para apoio a Municípios com presença de povos e comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e seringueiros) deve contar com profissionais com curso superior, em nível de graduação concluído em ciências sociais com habilitação em antropologia ou graduação concluída em qualquer formação, acompanhada de especialização, mestrado e/ou doutorado em Antropologia.

Quais princípios devem orientar a intervenção dos profissionais?

Os princípios éticos que devem orientar a intervenção dos profissionais da área de assistência social, segundo a NOB-RH/SUAS são:

1) Defesa severa dos direitos socioassistenciais;
2) Compromisso em ofertar serviços, programas, projetos e benefícios de qualidade que garantam a oportunidade de convívio para o fortalecimento de laços familiares e comunitários;
3) Promoção aos usuários do acesso à informação, garantindo conhecer o nome e a credencial de quem os atende;
4) Compromisso em garantir atenção profissional direcionada para construção de projetos pessoais e sociais para autonomia e sustentabilidade;
5) Reconhecimento do direito dos usuários a ter acesso aos benefícios e renda e aos programas de oportunidades para a inserção profissional e social;
6) Incentivo aos usuários para que estes exerçam seu direito de participar de fóruns, conselhos, movimentos sociais e cooperativas populares e de produção;
7) Garantia do acesso da população a política de assistência social sem discriminação de qualquer natureza (gênero, raça/etnia, credo, orientação sexual, classe social, ou outras), resguardando os critérios de elegibilidade dos diferentes programas, projetos, serviços e benefícios;
8) Devolução das informações colhidas nos estudos e pesquisas aos usuários, no sentido de que estes possam usá-las para o fortalecimento de seus interesses;
9) Contribuição para a criação de mecanismos que venham desburocratizar a relação com os usuários, no sentido de agilizar e melhorar os serviços prestados.

O que é e como deve ser formada a equipe de Referência do CRAS?

A Equipe de referência do CRAS é aquela formada por servidores efetivos responsáveis pela organização e oferta de serviços, programas, projetos e benefícios de Proteção Social Básica.

A equipe de referência do CRAS deve ser selecionada por meio de concurso público ou processo seletivo, regidos pelos critérios da transparência e impessoalidade. A composição da equipe de referência do CRAS varia de acordo com o porte do município, como prevê a NOB-RH.


Porte do município
Pequeno Porte I
Pequeno Porte II
Porte Médio
Grande Porte
Metrópole
Equipe de referência
2 técnicos de nível médio e 2 técnicos de nível superior, sendo 1 assistente social e outro preferencialmente psicólogo
3 técnicos de nível médio e 3 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais e preferencialmente 1 psicólogo.
4 técnicos de nível médio e 4 técnicos de nível superior, sendo 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 profissional que compõe o SUAS.
As equipes de referência do CRAS devem ter um coordenador, de nível superior

É permitido utilizar os recursos do Piso Básico Fixo para pagamento de profissionais?

O Artigo 1º da Portaria Nº. 442/2005 estabelece que o Piso Básico Fixo seja destinado exclusivamente ao custeio do atendimento à família e seus membros, por meio dos serviços do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família) nos CRAS e pelas ações complementares ao Programa Bolsa Família.

Dessa forma, poderão compor a prestação de contas da utilização do recurso federal repassado pela União por meio do Piso Básico Fixo: despesas em custeio destinadas à manutenção e ao financiamento das ações e serviços socioassistenciais de proteção básica, desenvolvidos no CRAS ou de modo complementar e no território de sua abrangência, seus procedimentos metodológicos, materiais de custeio, atividades e prestação de serviços de terceiros.

De acordo com o Manual para Agentes Municipais da Controladoria Geral da União (CGU), os recursos não devem ser utilizados para o pagamento de aluguel de imóvel, pagamento de salários a funcionários públicos, recolhimento de encargos sociais, rescisão de contrato de trabalho, vale-transporte e vale- refeição, passagens e diárias, aquisição de bens e material permanente, construção ou ampliação de imóveis.

O documento está disponível no endereço: www.cgu.gov.br. No lado esquerdo da tela, clique em Publicações e Orientações; na página seguinte, selecione o item “Gestão de Recursos Federais - Manual para os Agentes Municipais”, abaixo de Cartilhas e Manuais.

Como fica o pagamento dos profissionais?

É importante esclarecer que o CRAS é um equipamento público-estatal e deve ser integrado por servidores públicos.

A NOB-RH traz como diretriz o ingresso de trabalhadores via concurso público, considerando a necessidade de desprecarização do trabalho e a qualidade dos serviços e atribui como responsabilidade e atribuição dos gestores de todas as esferas a previsão do plano de ingresso de trabalhadores e a substituição dos terceirizados com a previsão de realização de concursos públicos e identificação de recursos orçamentários para esta finalidade.

Ainda que exista a possibilidade de contratação de serviços de terceiros: pessoa física ou jurídica, esta alternativa, largamente utilizada na área da assistência social nos últimos anos, tem implicado em precarização, descontinuidade e descompromisso do poder público na oferta dos serviços, descaracterizando a assistência social como política pública, direito do cidadão e dever do estado.
De acordo com a orientação da NOB/RH, os servidores devem ser concursados. Na impossibilidade disto, deve ser garantido que ao menos as funções estratégicas, como de coordenadores de CRAS sejam exercidas por funcionários públicos. As demais podem ser pensadas em caráter de transição e em caráter de complementaridade.

Como se dá a divisão dos recursos?

A lógica da divisão dos recursos (50% para pagamento dos profissionais e 50% para potencialização da rede) não mais vigora, uma vez que o município recebe o recurso em forma de Piso (Piso Básico Fixo) para programar o atendimento às famílias vulneráveis do município de acordo com a sua demanda.

Os recursos podem ser utilizados para o pagamento de Encargos Sociais (13ºsalário, férias, encargos patronais)?

De acordo com orientações da Controladoria Geral da União, disponível no Manual para Agentes Municipais, os recursos repassados Fundo a Fundo não devem ser utilizados para recolhimento de encargos sociais.

O documento está disponível no site: www.cgu.gov.br. No lado esquerdo da tela, clique em Publicações e Orientações; na página seguinte, selecione o item “Gestão de Recursos Federais - Manual para os Agentes Municipais”, abaixo de Cartilhas e Manuais.

Atividades de geração de renda podem ser executadas no CRAS?

As atividades de geração de renda podem ser executadas dentro do CRAS desde que essas não venham a modificar substancialmente a natureza e as funções do CRAS tais quais definidas pelo Manual de Orientações Técnicas (Acompanhamento familiar).

É necessário que as atividades sejam acompanhadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Não há necessidade da criação de uma lei municipal e não existe uma destinação obrigatória para a utilização desse recurso. Recomendamos, no entanto, que os recursos sejam revertidos em prol dos serviços ou dos usuários do CRAS.


Caso a sua dúvida não tenha sido esclarecida,
envie seu e-mail clicando aqui.


MDS.gov.br
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
     

Salmos 91

O que habita no esconderijo do Altíssimo, e descansa à sombra do Onipotente, diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio.
Pois ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
Cobrir-te-á com as suas penas, sob suas asas estarás seguro: a sua verdade é pavês e escudo.
Não te assustarás do terror noturno, nem da seta que voa de dia, nem da peste que se propaga nas trevas, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Caiam mil ao teu lado, e dez mil à tua direita; tu não serás atingido.
Somente com os teus olhos contemplarás, e verás o castigo dos ímpios.
Pois disseste: O Senhor é o meu refúgio.
Fizeste do altíssimo a tua morada.
Nenhum mal te sucederá, praga nenhuma chegará à tua tenda.
Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus caminhos.
Eles te sustentarão nas suas  mãos, para não tropeçares nalguma pedra.
Pisarás o leão e a áspide, calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.
Porque a mim se apegou com amor, eu o livrarei; pô-lo-ei a salvo, porque conhece o meu nome.
Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei, e o glorificarei.
Saciá-lo-ei com longevidade, e lhe mostrarei a minha salvação.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O que é Câncer de próstata?


É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.
Fatores de risco
Menos de 10% dos cânceres de próstata têm algum componente hereditário. Quanto mais jovem o homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.

Sintomas de Câncer de próstata

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.
Diagnóstico de Câncer de próstata
Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas. O toque retal e a dosagem de PSA não dizem se o indivíduo tem câncer, eles apenas sugerem a necessidade ou não de realizar outros exames.
O toque retal identifica outros problemas além do câncer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento de PSA não têm câncer de próstata.
Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata sintomático apresentam um PSA normal. Dependendo da região da próstata, o câncer também pode não ser palpável pelo toque retal. A melhor estratégia é realizar os dois exames, já que são complementares.
Prevenção
Alguns médicos recomendam a realização do toque retal e da dosagem do PSA a todos os homens acima de 50 anos. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, os especialistas recomendam realizar esses exames a partir dos 45 anos. Entretanto, vale lembrar que somente o médico pode orientar quanto aos riscos e benefícios da realização desses exames. Não existem evidências de que a realização periódica do toque retal e dosagem de PSA em homens que não apresentem sintomas diminua a mortalidade por câncer de próstata.
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente o médico contribuem para a melhoria da saúde em geral e podem ajudar na prevenção deste câncer.
Saiba mais

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Qual a importância do Cloreto de Magnésio em nosso organismo?

  CLORETO DE MAGNÉSIO - para DOR NA COLUNA

ELE FAZ PARTE DE MAIS DE 300 REAÇÕES QUIMICAS DO CORPO,
CONFORME EXPOSTO EM MINHA ENTREVISTA NA TV DE ITAPETININGA
SOBRE A ORTOMOLECULAR E A CORREÇÃO DOS MINERAIS.
TERAPEUTA EZILDA ORTOMOLECULAR
Quem sofre de bico de papagaio, nervo ciático, coluna e calcificação pode se curar de forma perfeita,
indolor, fácil e barata.
Pe. Benno J. Shorr padre jesuíta, Professor de Física, Química e Biologia do Colégio Catarinense,Sta. Catarina.
Minha cura:
Iniciei minha cura aos 61 anos. Dez anos antes, eu estava quase paralítico, sentia pontadas agudas na região lombar - um bico de papagaio incurável, segundo o médico. Após cinco anos, o peso virou dor e, apesar de todos os tratamentos, a dor só aumentava.
Sem tardar, voltei a Florianópolis com novas radiografias e procurei um especialista.
Agora já era um bando de bicos de papagaios, calcificados, duros em grau avançado.
Nada se poderia fazer. As dez aplicações de ondas curtas e distensões da coluna não detiveram a dor, a ponto de nem mais deitado eu poder dormir.
Ficava sentado, até quase cair da cadeira, de tanto sono.
Providencialmente, fui ao Encontro dos Jesuítas Cientistas, em Porto Alegre e o Padre Suarez me disse ser fácil a cura com cloreto de magnésio, mostrando-me o pequeno livro do Padre Puig, jesuíta espanhol que descobriu o uso do cloreto de magnésio: sua mão era dura de tão calcificada, mas, com este sal, ficou móvel como a de uma menina.

Em Florianópolis, logo comecei a tomar uma dose pela manhã e uma à noite; mesmo assim continuei dormindo encolhido até o 20º dia; naquela manhã, porém, acordei estirado na casa, sem dor.
Mas caminhar ainda era um sofrimento. Depois de 30 dias, eu me levantei sentindo-me estranho:"Será que estou sonhando?” Nada mais me doía! Dei até uma voltinha pela cidade, sentindo, contudo, o peso de 10 anos antes.
Aos 40 dias caminhei o dia inteiro sentindo menos peso; três meses depois minha flexibilidade aumentava. Dez meses já se passaram e me dobro quase como uma cobra.

Outros efeitos:
O cloreto de magnésio arranca o cálcio dos lugares indevidos e o fixa solidamente nos ossos.
Ainda mais: minha pulsação que sempre estava abaixo de 40 - eu já pensava em marca passo - normalizou-se. O sistema nervoso ficou motorialmente calmo, ganhei maior lucidez, meu sangue estava descalcificado e fluido.
A próstata, que eu deveria operar assim que tivesse uma folga nos trabalhos, já não me incomoda muito. Houve ainda outros efeitos, a ponto de várias pessoas me perguntarem:
-"O que está acontecendo com você? Está mais jovem! " - "É isso mesmo".

Importância do cloreto de magnésio:
O cloreto de magnésio produz o equilíbrio mineral, anima os órgãos em suas funções (catalisadoras), como os rins, para eliminar o ácido úrico nas artroses; descalcifica até as finas membranas nas articulações e as escleroses calcificadas, evitando enfartes; purificando o sangue, vitaliza o cérebro, desenvolve ou conserva a juventude até alta idade.
 Após os 40 anos, o organismo absorve sempre menos cloreto de magnésio, produzindo velhice e doenças.
 Uso: dissolver 2 colheres de sopa de cloreto de magnésio (33g) em 1 litro de água filtrada.
 Deve ser tomado conforme a idade:
dos 20 anos aos 55 anos (1 copinho de café - 50ml);
dos 55 anos aos 70 anos (1 copinho e meio - 75ml);
dos 70 anos aos 100 anos (2 copinho de café - 100ml).
 Tomar 1 dose pela manhã e 1 dose à noite.

 Quando curado, deve-se tomar o cloreto de magnésio como preventivo, isto é, conforme a idade e 1 x ao dia (noite).

 O cloreto de magnésio não é remédio, mas alimento. E não tem contra-indicação.
 É compatível com qualquer medicamento simultâneo.
 O cloreto de magnésio põe em ordem todo o corpo e é indicado para homens e mulheres.
No caso das mulheres, ele ajuda a prevenir a osteoporose.

Artrose: O ácido úrico se deposita nas articulações do corpo, em particular nos dedos, que até incham. Isso resulta de uma falha no funcionamento dos rins, justamente por falta do cloreto de magnésio.

 Depois de curado, continue com as doses normais, como preventivo.

Outros problemas:
reumatismo, rigidez muscular, impotência sexual, câimbras, tremores, frigidez, artérias duras,
falta de atividade cerebral, sistema nervoso:
uma dose pela manhã, uma dose à tarde, uma dose à noite.
Sentindo-se melhor, passar para a dose preventiva.

Onde encontrar: em farmácias de produtos naturais ou mesmo nas alopáticas.

O cloreto de magnésio para uso humano, tem que ser do tipo P.A . (Puro para Análise) e sua cor bem branca.
É normal empedrar, mas isto não altera seu teor de qualidade. (Colaboração do Engenheiro Celso Vietro)


 *Pe. Benno J. Shorr - padre jesuíta, Professor de Física, Química e Biologia do Colégio Catarinense / Sta. Catarina., durante mais de 35 anos.
Faleceu em maio de 2005, no Colégio Catarinense, com idade superior a 90 anos, tendo usado cloreto de magnésio por mais de 30 anos consecutivos.

O nome do Padre é Benno Schor, era um dos Jesuítas do Colégio Catarinense em Florianópolis, lecionava Química, Física e Biologia. Pesquisando sobre sua doença, descobriu que todos os seus males eram falta do cloreto de magnésio.
Se vc procurar no google (cloreto de magnésio) irá encontrar relatos de sua história.


FAVOR REPASSAR ÀS PESSOAS NECESSITADAS,
POIS É MUITO FÁCIL DE USAR E MUITO BARATO,
SEM NECESSIDADE DE GASTOS ABSURDOS
COM TRATAMENTOS MÉDICOS PALIATIVOS!!!

 Enviado pela amiga Gisele
Maio/12

terça-feira, 22 de maio de 2012

Canapés para reuniões ou festas

Ingredientes
04 pacotes de Pão de forma
02 latas de ervilha
02 latas de milho verde
500g de tomate picadinho
salsinhas picadinhas
01 cebola raladinha
azeitonas verdes e pretas picadinhas
+ 500g de azeitonas pretas
+500g de azeitonas verdes
+ 400g de presunto
+04 latas de atum
04 vidros de maionese

Modo de Fazer
Cortar as fatias dos pães em 04 e cortá-las em rodelas (pode-se usar uma xícara de café como molde, se quiser).
Fazer os patês de azeitonas, presunto e atum, é só misturar a maionese com esses ingredientes e a cebola ralada, não precisa acrescentar sal.
Depois é só montar os canapés com os vários sabores e enfeitá-los com a ervilha, milho, tomates, azeitonas picadinhas e salsinha.
Colocá-las em bandeja para servir, hummmmm!!!!!!

Bombons e Docinhos de Leite em Pó - ( para festas super fácil, não vai ao fogo)

Bombons de Leite em Pó


Ingredientes
01 lata de leite em pó
01 lata de achocolatado
02 latas de leite condensado
01 colher (de sopa) bem cheia de margarina
200 g. de cerejas em calda para rechear 
chocolate em barra opcional
cestinhas de papel ou papel celofane para embalar os bombons


Modo de Fazer
Numa tigela grande colocar o leite em pó, colocar o achocolatado, a colher de margarina, acrescentar o leite condensado aos poucos e vai mexendo com as mãos, formando uma mistura homogênea, até formar uma grande bola.
A massa (mistura)  estando pronta; então lavar as mãos, secá-las e untá-las com margarina para começar a fazer as bolinhas (os bombons), fazendo as bolinhas e recheando uma por uma com as cerejas inteiras ou em pedaços.
Se você desejar poderá derreter o chocolate em barra (em banho-maria) e banhar os bombons no chocolate derretido e levá-los ao congelador para dar ponto ao chocolate, depois é só embalar a gosto os bombons e servir.
(rendimento +- 300 unidades, dependendo do tamanho das bolinhas)


Docinhos de Leite em Pó
Você poderá usar a receita acima citada e variar de acordo com seu desejo:


Beijinhos
Ingredientes
01 lata de leite em pó
300g de coco ralado
02 lata de leite condensado
01 colher (sopa) de margarina bem cheia
 e + 100g de coco ralado para enrolar os beijinhos


Modo de Fazer 
Colocar numa tigela grande o leite em pó, depois o coco ralado, a margarina e acrescentar aos poucos o leite condensado para fazer a massa ( a mistura), até formar uma grande bola.
E então lavar as mãos, secá-las e untá-las com margarina e fazer as bolinhas (beijinhos), por último passar os beijinhos no coco ralado, colocá-los em forminhas de papel e servir.


Brigadeiros

Ingredientes
01 lata de Leite em Pó
01 lata de achocolatado
01 colher(sopa) de margarina
02 latas de leite condensado
04 pacotinhos de chocolate granulado

Modo de fazer
Colocar numa tigela grande o leite em pó, o achocolatado, a margarina e acrescentar aos poucos o leite condensado até dar o ponto da massa, fazer as bolinhas (Brigadeiros), passar no chocolate granulado e colocá-los em forminhas de papel e servir.

Cajuzinhos
01 lata de Leite em Pó
250g de amendoim torrado e moído
02 lata de leite condensado
01 colher de margarina
+ 100g de amendoim torrado e inteiro (sem casca)
+- 200g de açúcar cristal só  para enrolar os cajuzinhos


Modo de Fazer
Numa tigela grande colocar o leite em pó, o amendoim torrado e moído, a margarina e acrescentar o leite condensado aos poucos até dar o ponto da massa (mistura homogênea).
Depois fazer as bolinhas em formato de cajuzinhos passar no açúcar cristal e enfeitar com o amendoim inteiro.
Colocá-los em forminhas de papel e servir.


Uma delícia!!!Super prático e nem vai ao fogo...

sábado, 19 de maio de 2012

Ponto de Equilíbrio

Imagine... que a vida é como se fosse uma gangorra...
Você está de um lado e no outro lado estão seus problemas, preocupações, perturbações, angústias, tristezas, sentimentos de perda, dívidas, separações, enfermidades, ansiedades, medos, temores, desejos, perseguições, morte, e tudo o mais...
Como ficar em equilíbrio emocional, econômico, financeiro, e nas relações pessoais e sociais?
Nesse sobe e desce da vida, nesse vai e vem das experiências vividas em nosso dia a dia, nessa insegurança muitas vezes...
Como se manter firme, equilibrada/o diante de todas essas pressões imposta pela vida, problemas que você causou, e problemas que a vida te lançou???
Como manter o equilíbrio com todos esses movimentos frenéticos de nosso dia a dia?
Como não cair em solo duro e poeirento?
Como não despencar no desespero e no lamento?
Como fixar o olhar e apreciar esse embalar, buscando o prazer no exercício do viver?
Como aproveitar as lições de vida, sem se ferir ou ralar, aproveitando as experiências para  crescer, amadurecer?
Como levantar dos tombos, sacudir a poeira e voltar mais forte e experiente para o ritmo cotidiano?
Como manter o ponto de equilíbrio sem escorregar?
Onde ou em Quem você busca seu ponto de equilíbrio?
 O meu ponto de equilíbrio é Jesus Cristo, meu Salvador, meu Sustentador...
Somente com fé, firme nas promessas de Jesus...somente seguindo sua luz...
Somente com o olhar fixo em Jesus...nada no mundo te seduz...
Somente assim teremos a paz e o sucesso almejado, desejado, estaremos em Cristo sempre equilibrados...
Os planos de Deus para cada um de nós se concretizará, em Jesus Cristo tudo se equilibrará...
Então só nos resta agora a Jesus agradecer, e com Ele daqui para sempre, felizes iremos viver...

Elisabete Lauriano
Maio/12

Romanos 8:31- 39

Que diremos, pois, à vista destas cousas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Aquele que não poupou a seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura não nos dará graciosamente com ele todas as cousas?
Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.
Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu, ou antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.
Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?
Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Em todas estas cousas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.
Porque eu estou bem certo de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem cousas do presente, nem do porvir, nem poderes, nem altura, nem profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Enxaqueca, causas, sintomas e tratamento

Existem diversos tratamento naturais que podem contribuir para o tratamento da dor de cabeça, nomeadamente:
• Quando surgir uma dor de cabeça, aplique compressas frias no lugar onde a dor parece ter originado. Isto reduz espasmos musculares e ajuda os vasos sanguíneos. Deixe um pano limpo e húmido na geladeira por 10 minutos, ou mergulhe-o em água com cubos de gelo, retire-o e torça-o e aplique.
• Coloque um aquecimento sobre os músculos do ombro como uma almofada, toalha quente ou garrafa de água quente e talvez no pescoço. Fazer isso pode te ajudar.
• Durma o suficiente, mas evite acordar tarde. Vá dormir mais cedo.
• Não coma demais. Inclua suficiente quantidade de fibra em suas refeições.
• O tratamento para cefaleia depende da causa. Cefaleias causadas por um determinado problema frequentemente retornam. Portanto, identifique a causa e muitas futuras dores de cabeça serão evitadas.
• Às vezes, dores de cabeça repetidas, são um sintoma de uma doença mais grave.
• Certifique-se de que você esteja recebendo suficiente vitamina B, especialmente niacina e ácido pantatênico. Vitamina A e ferro são também importantes (mas não se esqueça de dar preferência sempre a obter o seu ferro de alimentos, tais como melaço, etc e não de produtos químicos, como suplementos).
• Exercícios regulares podem ajudar a prevenir dores de cabeça devido à tensão. Exercite-se quando houver dor de cabeça, caso a dor não seja severa.
• Faça suas refeições em horas regulares, e não coma alimentos que possam causar-lhe este problema.
• Respire profundamente.
• O brilho da luz pode causar fadiga visual e dores de cabeça.
• Não mastigue chiclete. A mastigação repetitiva pode trazer tensão e dor de cabeça.
• Não use muito sal.
• Não exagere. Aprenda a viver dentro do seu limite.
• Quando tiver que enfrentar altas altitudes, tome adicional vitamina C, para evitar uma cefaleia devido a alta altitude.
• Mantenha um diário para ajudá-lo a determinar a causa das dores de cabeça. Anote: data, hora do dia, quando a dor é sentida e quaisquer comentários sobre o que você acha que podem ser possíveis causas.
• Se alguns dos seguintes sintomas ocorrem com a cabeça, a situação pode ser mais grave, e você deveria consultar um profissional: febre e rigidez no pescoço, sensibilidade à luz, perda da fala ou confusão, batimento cardíaco irregular, pressão na área dos sinus na face, mudança visual das cores ou a sensação de que sua cabeça vai explodir.
• Se você acha que alguma coisa que comeu ocasionou uma terrível dor de cabeça, tome 5 comprimidos de carvão dentro de uma hora. (não tome comprimidos de carvão diariamente)
• Alguns chás das seguintes ervas podem ser benéficos: valeriana, matricária, erva-cidreira, primavera, lavanda e salgueiro.

A Medicina e seus avanços, tratamentos e curas

Os Avanços da Medicina e os Seus Benefícios

Há mil anos, o desconhecimento de hábitos alimentares encurtava a vida de nossos antepassados e até o primeiro ano de vida, uma entre quatro crianças morria de infecções variadas. Os tratamentos cirúrgicos remontam da antiguidade, mesmo entre os homens da pré-história, há vestígios de que já praticavam a medicina voltada mais para as crendices e religiões.

O progresso no campo sanitário, os padrões nutritivos das pessoas e o desenvolvimento da medicina em todos os campos, estão mudando o quadro da saúde substancialmente.

Nos últimos cem anos, é difícil apontar um marco mais significativo para a humanidade na área das ciências médicas. Mas, pode-se dizer que ela tem três fases decisivas: a invenção da penicilina, das vacinas e a previsão das doenças através do DNA.

O avanço científico na medicina nas primeiras décadas do século XX, também se deu no setor da endocrinologia, com notáveis recursos para o controle e cura de doenças provenientes do imperfeito funcionamento das glândulas endócrinas. Os portadores de diabetes têm hoje a possibilidade de controlar a doença através da insulina, conseguindo manter uma qualidade de vida satisfatória.

Outro ponto de destaque nas grandes descobertas, é no que se refere a nutrição, pois a importância da descoberta dos fatores alimentares acessórios ou vitaminas, permitiu combater o raquitismo, o escorbuto e o beribéri.

Tratamento Preventivo

Atualmente, além da expectativa de vida nos países mais desenvolvidos está próximo dos 80 anos, descobrir doenças e curá-las antes do nascimento é uma realidade.

Através de um diagnóstico precoce, como a utilização do ultra-som morfológico, é possível identificar 90% das más-formações fetais, contra 20% dos exames comuns. Outro grande avanço nesta área, é o teste de transluscência nucal, que é capaz de detectar o risco de a criança ter a Síndrome de Down e outras alterações cromossômicas.

Paralelamente, a esse desenvolvimento de novas tecnologias ainda na fase uterina, o avanço das técnicas de diagnóstico é bastante expressivo e está mudando os conceitos da medicina. Médicos estão conseguindo detectar as mais variadas doenças em pessoas adultas e aparentemente sadias, tratá-las ainda no estágio inicial, com grandes chances de cura.

Equipados com aparelhos de última geração, os centros médicos das grandes cidades, estão investindo cada vez mais na prevenção de doenças, ou seja, o chamado check-up personalizado, que analisa exaustivamente o histórico clínico, antecedentes familiares e o modo de vida dos pacientes, para que, a partir do primeiro diagnóstico eles sejam encaminhados para exames mais específicos e adequados às suas necessidades.

Para os médicos, fazer um exame para descobrir um problema antes que ele apareça, não é desperdício de tempo, de tecnologia, nem dinheiro, mas uma questão de vida ou morte.

Doenças Coronárias e Cancerígenas

Consideradas como as doenças que mais matam, são também as que mais estão recebendo investimentos para aperfeiçoamento de aparelhos para diagnósticos. A cada dia, novos equipamentos chegam às clínicas com um grau de precisão maior e mais capacidade de definição de imagens.

Segundo dados estatísticos, os problemas cardíacos no Brasil matam cerca de 300 mil pessoas por ano. Comparando-se com outras doenças como o câncer e as mortes por acidentes, é ainda a doença mais fatal.

Para os cardiologistas, as doenças coronárias são ainda um desafio para a medicina preventiva, pois não há como prognosticar com rigor o momento do infarto.

Ao mesmo tempo, os especialistas são concludentes com relação às causas dos problemas cardíacos: colesterol alto (LDL), sedentarismo, tabagismo, álcool, hipertensão e o fator genético. Eles recomendam que a melhor prevenção para os homens – mais propensos a ataques cardíacos – é iniciar os exames a partir dos 40 anos. Se forem sedentários fumantes, hipertensos e com parentes cardíacos, a prevenção deve-se começar aos 30.

Estima-se que no Brasil, este ano, surgirão 284 mil novos casos de câncer e 114 mil mortes. É a Segunda maior causa de morte no país. De acordo com os oncologistas, o check-up para essa doença é o que mais apresenta resultados positivos. O câncer da próstata, por exemplo, se diagnosticado em sua fase inicial, a chance de cura varia de 70% a 90%.

Com relação ao câncer de mama, com os avanços da técnica de mamografia eles tiveram, nos últimos anos, uma redução de 30%. Atualmente é possível com esse exame, perceber tumores de meio milímetro e, se detectados nesta fase, 90% deles têm possibilidade de cura. Os médicos recomendam que as mulheres devem submeter ao exame de mamografia anualmente ou semestralmente, a partir dos 40 anos, desde que não tenham parentes que tiveram a doença antes da menopausa, que é a fase mais crítica para o surgimento da doença.

Outra doença que tem apresentado grandes avanços preventivos nas mulheres é a osteoporose, que consiste da descalcificação severa dos ossos. Até meados da década de 80, a doença só podia ser detectada em estado avançado, mas atualmente com os aparelhos de desintometria é possível perceber a perda da massa óssea a partir de 2%. Com isso, pode-se buscar paralisar o processo e evitar a doença.

Por outro lado aconteceu ainda um grande avanço nas áreas de dermatologia, medicina estética e cirurgia plástica. Hoje, graças à evolução tecnológica, novos produtos, técnicas e com os descobrimentos de novos remédios, ácidos e cremes, já é possível retardar uma cirurgia plástica por muitos anos. Além disso, hoje a melhoria de métodos e aperfeiçoamentos constantes fez com que uma plástica, por exemplo, se tornasse menos perceptível e menos invasiva.

Mais do que qualquer outra época, a medicina oferece oportunidades. A tendência atual é recorrer sempre a medicina preventiva, não só quanto aos recursos terapêuticos, médicos ou cirúrgicos, mas também aos recursos econômicos, sociais e culturais. A descoberta precoce de uma doença é cada vez mais valorizada na medicina moderna, não por razões puramente médicas como também econômicas. Mais e mais empresas estão investindo neste tipo de check-up anual de seus funcionários. Há estimativas que mais da metade das doenças está relacionada ao estilo de vida, e que cerca de 35% de todos os tumores estão associados ao cigarro, e 15% ao álcool. A prevenção ainda é o melhor remédio.

Genoma

Apesar da medicina preventiva ser ainda um dos maiores expoentes para salvar vidas,uma das mais importantes revoluções deste século na área médica, é sem dúvida, o projeto genoma. Trata-se do mapeamento de todos os genes do corpo humano (DNA) e será de suma importância para as futuras gerações, pois vai possibilitar a prevenção de doenças hereditárias ou pelo menos amenizar seus sintomas.

A previsão dos cientistas envolvidos no projeto é que daqui a 50 anos, a terapia genética estará disponível para a maioria das doenças e a expectativa de vida do homem chegará aos 90 anos. Hoje, já é possível saber se o DNA de uma pessoa acusa a predisposição de certos tipos de câncer, e a partir desta constatação, aplicar um tratamento preventivo no paciente.

Copyright © 2000 eHealth Latin America
boasaude.uol.com.br
maio/12

Reservas de Alimentos no Brasil e no Mundo

Arão Marques da Silva[1]
No Brasil e no mundo, as reservas de alimento estão diretamente relacionadas com reservas petróleo. O petróleo é a matéria-prima utilizada para a produção de fertilizante, como o preço do barril de petróleo vem aumentando nos últimos anos o custo dos adubos e insumos agrícolas têm sido repassadosa população.
O Governo com o objetivo de conter o dragão da inflação vêm reduzido os impostos dos produtos da cesta básica do trabalhador, mesmo com essa medida, o preço dos alimentos continua crescendo e vem preocupando a gestão do Brasil. Uma outra medida tomada pelo Governo são os leilões de suas reservas de alimentos. Ou seja, na medida em que são colocados no mercado brasileiro uma maior quantidade grãos a tendência é que haja a diminuição dos preços da cesta básica.
O transporte dos alimentos é outro fator que promove o aumento dos preços dos alimentos. Como no Brasil esse transporte é feito da maneira mais cara, ou seja, por rodovias, os preços finais dos alimentos são pagos pelo consumido. Além disso, alguns especialistas afirmam que as áreas plantadas com grãos vêm sendo substituídas pela cana-de-açúcar para produção etanol. Assim ao invés dos solos serem utilizados para produção de alimentos, alguns agricultores estão produzindo matérias-primas para a indústriado biodiesel. É por isso, que nos últimos meses têm-se travado intensos discursos a nível global sobre as conseqüências que a produção de etanol pode causar para a humanidade. O presidente Lula é um o garoto propaganda do etanol produzido no Brasil. Ele tem recebido crítica por defender esse tipo de matriz energética. Alguns especialistas, afirmam que a produção de etanol pode levar a humanidade a uma crise alimentar e ambiental.
No entanto, se o ser humano usar as áreas agricultáveis de maneira racional é possível conciliar a produção de etanol e alimentos. Mais para isso, é preciso que o Estado fiscalize a produção agrícola, de maneira que não haja de modo nenhum a redução da produção e distribuição de alimentos, isso não só para Brasil, mais também pensar uma produção para o mercado global.A imprensa tem divulgado o consumo de alimento tem aumentado nos países subdesenvolvidos. A produção global de alimentos é o suficiente para alimentar a população mundial. O problema é que este alimento está concentrado nos países desenvolvimentos que mantém o controle e a distribuição para as regiõesdo planeta. Há a necessidade de distribuí-lo para as regiões pobres do planeta. Entanto, alguns organismos internacionais pensam que a essas reservas de alimentos deve ser mantida para que sejam utilizadas numa possível catástrofe.
Portanto, a falta de alimento no mundo ainda não é resultado do aumento da produção de etanol, mais sim das reservas alimentos estarem só o controle de alguns Países e organismos internacionais que mantém o controle e a distribuição para o mundo da produção de alimentos. No Brasil, não é admissível que haja crise alimentar, pois em pelo menos em¼. do seu território pode ser praticadoagricultura.

[1] O autor do texto é sociólogo, docente da disciplina sociologia no ensino médio na Secretaria Executiva de Educação do Pará.
 
www.webartigos.com
dez/2009

Reservas de Água no Brasil e no Mundo

No tocante às reservas de água existentes no globo pode-se afirmar que jamais irão aumentar, pois a quantidade verificada na atualidade é a mesma que havia há milhões de anos, com o diferencial de que hoje a população do globo aumentou e a pouca água disponível é de difícil acesso e inadequada para o uso em diversos pontos do mundo, visto que a interferência do homem foi grande, o que contribuiu para inutilização da mesma para o uso dos seres vivos.

A medida que a qualidade cai e a escassez aumenta, o homem continua sendo um ser constituído de cerca de 60% a 70% de água, ou seja, uma pessoa com 100kg tem, portanto, entre 60 e 70 kg deste elemento em seu corpo, considerando-se 1 litro de água = 1 kg de peso.

O Brasil detém cerca 12% da reserva hídrica do Planeta, com disponibilidade de 182.633 m3/s, além de possuir os maiores recursos mundiais, tanto superficiais (Bacias hidrográficas do Amazonas e Paraná) quanto subterrâneos (Bacias Sedimentares do Paraná, Piauí e Maranhão).

O potencial hídrico ainda conta com a presença de chuvas abundantes em mais de 90% do território, aliadas a formações geológicas que favoreceram a gênese de imensas reservas subterrâneas, como também possibilitaram a instalação de extensas redes de drenagem, gerando cursos de água de grandes expressões.

Todavia, as águas são distribuídas de forma irregular pelo território brasileiro, enquanto a Amazônia conta com 78%, a Região Sudeste conta com somente 6%.

Além disso, o país é afetado tanto pela escassez hídrica quanto pela degradação dos recursos causada pela poluição de origem doméstica, industrial e agrícola. Assim, como os demais países em desenvolvimento, o Brasil apresenta baixa cobertura de serviços de saneamento e sistemas de abastecimento com altas taxas de perdas físicas. Ainda existem nas cidades, vilas e pequenos povoados, 40 milhões de pessoas sem abastecimento de água e 80% do esgoto coletado não é tratado. Calcula-se que, para cada metro cúbico de água captado nos rios, apenas metade chega ao consumidor.

A quantidade de água doce no mundo está estimada em 34,6 milhões de km3 (ref. 1km3 corresponde a 1 trilhão de litros), porém somente cerca de 30,2% (10,5 milhões de km3) podem ser utilizados para a vida vegetal e animal nas terras emersas (água doce subterrânea, rios, lagos, pântanos, umidade do solo e vapor na atmosfera). O restante, cerca de 69,8% (24,1 milhões de km3) encontra-se nas calotas polares, geleiras e solos gelados.

Dos 10,5 milhões de km3 de água doce, aproximadamente 98,7% (10,34 milhões de km3) correspondem à parcela de água subterrânea, e apenas 0,9% (92,2 mil km3) corresponde ao volume de água doce superficial (rios e lagos) diretamente disponível para o consumo humano.

Esse volume é suficiente para atender de 6 a 7 vezes o mínimo anual que cada habitante do Planeta precisa, considerando a população atual de 6,4 bilhões de habitantes.

Observe-se a existência de uma distribuição heterogênea: 50% nas regiões intertropicais, 48%, nas zonas temperadas e 2% nas zonas áridas e semi-áridas. Além disso, as demandas de uso também são diferentes, sendo maiores nos países desenvolvidos.

Por fim, note-se ainda que a distribuição relativa dos recursos hídricos no globo está definida da seguinte forma: 27% América do Sul, 26% Ásia, 17% América do Norte, 15% Europa, 9% África, 4% Oceania, 2% América Central.

Importante: 
1 - Todos os artigos podem ser citados na íntegra ou parcialmente, desde que seja citada a fonte, no caso o site www.jurisway.org.br, e a autoria (Tatiana Takeda).
2 - O JurisWay não interfere nas obras disponibilizadas pelos doutrinadores, razão pela qual refletem exclusivamente as opiniões, idéias e conceitos de seus autores.