sábado, 31 de dezembro de 2011

Para você com todo carinho...

Ano Novo Religioso

FELIZ ANO NOVO- MUITAS BENÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Ano Novo Religioso

A Dança do Zorba- A União é tudo! Lindo demais...

Enviado pelo amigo J.Jr

ESTE VIDEO MOSTRA COMO A FELICIDADE É FEITA DE MOMENTOS, DE MAGIA, DE UNIÃO, ONDE TODOS PARTICIPAM SEM O MENOR PRECONCEITO DE COR E DE RAÇA, SENSACIONAL, MARAVILHOSO, O MUNDO TODO DEVERIA PASSAR POR EXPERIÊNCIAS COMO ESTA, UMA SIMPLES DANÇA, NO MEIO DA RUA, ONDE TODOS SE TORNAM IRMÃOS...
GRANDE ABRAÇO ...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Entrevistando Alexandre Copelli (22 anos) - Professor e Técnico de Informática

Fiz o curso de Técnico de Informática e também a Faculdade de Processamento de Dados.
Atualmente trabalho como Professor de Informática há 01 ano.
Pretendo ingressar na Faculdade de Filosofia, que é minha paixão, me identifico com essa área.
Meus pensadores prediletos são: Nietzsche, Artur Schopenhauer, Martin Heidegger, e outros. E alguns dos autores que mais aprecio são: Thomaz Mann ( A morte em Veneza), Márcia Tiburi, e outros.

A vida é um desafio e tenho vencido...

Meu maior prazer é adquirir conhecimentos, para meu crescimento pessoal, o conhecimento traz em si conflitos, move a estrutura do homem, impulsiona- o à reflexão,   e às mudanças.

O ser humano em geral, busca fugir de toda forma de conflitos, enquanto que  na verdade... os conflitos são o que dá o impulso para a vida, para o crescimento e o  amadurecimento.

A vida não é só prazer, há constantes conflitos, "crises", e devemos aproveitá-los para a  construção saudável do nosso "EU".

Mensagem para os Leitores

Aos amigos Leitores eu digo:
Enfrente a vida com coragem, a vida não é sempre como você deseja que ela seja... Saiba compreender os seus momentos, não queira mudar as coisas, não queira fugir da situação...mas ...sim...enfrentá-la, compreendê-la, superá-la, vencer esses conflitos.
Aceitar o que não se pode mudar...aceitar o momento de controvérsia e pensar sobre ele... Tendo por objetivo pensar...refletir...sobre a vida...e vivê-la da melhor maneira que você puder...

"A vida oscila como um pêndulo entre a dor e o tédio"
Arthur Schopenhauer

Entrevistando Lucas Lauriano Copelli (21 anos)- Ajudante Geral na área de Usinagem

Meu primeiro emprego foi de Ajudante Geral em uma Empresa Metalúrgica, onde trabalhei junto com meu pai,  por 03 meses.
Estudando no SENAI- e participando do Programa do Jovem Aprendiz, tenho trabalhado como Estagiário na área de Mecânica de Usinagem há 1 ano e 6 meses.
Na verdade não me identifico muito com esta área, mas foi a oportunidade que surgiu em minha vida, e considero essa experiência como um início para que eu possa atingir os meus objetivos, que é na área da Administração e da Economia.
Considero a Administração e a Economia como uma arte, a capacidade de organizar, planejar uma força de trabalho, fazendo com que "funcione" da melhor forma, a produção e distribuição financeira, de sua área de atuação, a fim de se obter maiores e melhores resultados em sentido geral, tanto com os trabalhadores, como com os  empresários.  
Envolvendo a Manutenção, organização, comando de pessoal, matéria-prima, produção, energia, maquinários, estocagem, enfim todos os setores envolvidos na produção, evitando-se o prejuízo, o desperdício, observando o consumo do mercado, demanda/oferta, tudo o que for referente à ambiência da empresa, logística, sistematização no sentido geral.
O Administrador deve pensar como um intermediário entre o funcionário,  ou seja, a força de trabalho, ou força de produção e a empresa, ter visão de mercado, visão  de economia, ter percepção para fazer investimentos dentro de sua área de atuação, investir em tecnologias, em conhecimentos específicos, ser empreendedor perspicaz, para se obter sucesso.

Mensagem aos Leitores
"O aspecto mais triste da sociedade hoje, é que a ciência ganha mais rapidamente em conhecimento, do que a sociedade em sabedoria."
Isaac Asimov

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Entrevistando o jovem Estevão de Souza Lauriano - 14 anos

Em 2012 estarei cursando o 1º ano do Ensino Médio, pretendo trabalhar futuramente na área da Psicologia e Veterinária, porque são áreas que me identifico, tenho interesse em ajudar as pessoas e os animais, pois me preocupo com o bem - estar das pessoas e  também com o meio ambiente.
Todos nós devemos preservar o meio ambiente, tomar os devidos cuidados para evitar as queimadas, para preservar nossas matas e animais que fazem parte do meio ambiente.
Eu gostaria de fazer cursos de Especialização em Animais de Grande Porte.
E tenho por objetivo também de ir para Nova Zelândia fazer um curso de Inglês, e o curso de Aconselhamento em Geral, para Casais, Adolescentes e Família.
Gosto muito de trabalhar com meus pais na área de Artesanato e Decorações, além de ganhar meu próprio dinheiro, tenho a alegria de ver o resultado de nossos trabalhos em saber que conseguimos realizar mais um sonho... das pessoas, para quem  prestamos nossos serviços.
Agora em Janeiro de 2012, vou fazer um Curso de Arte Circense e Evangelismo em Curitiba, com a prática em Florianópolis, com o objetivo de chamar a atenção das pessoas para o Evangelismo.


Mensagem aos Leitores
A mensagem que passo a todos é: 
Não importa o tamanho de seu sonho, mesmo o mais maluco de todos, sempre corra atrás dele, porque uma hora todos nós teremos o sucesso.
Estevão de Souza Lauriano
Dez/11

Entrevistando Elielson Lauriano - Eletrotécnico

Em 1995, aos 18 anos de idade, trabalhei como Estagiário na área de Eletrotécnica por 01 ano. Fui efetivado e trabalhei por 1 ano e 8 meses; depois sendo eu  dispensado, trabalhei como Motoboy por 3 meses, e paralelamente por mais 3 meses trabalhei também em rede de comércio por 1 ano e 8 meses.
Fiz curso de Comando Lógico Programado (CLP), dentro da área da Eletrônica e entrei em uma Empresa no 1999, onde trabalhei como Eletrotécnico, fiquei efetivado por 1 ano e fui dispensado novamente por corte de pessoal, e então trabalhei com Artesanato, e ao mesmo tempo como Motoboy por 7 meses.
Voltei para a mesma Empresa como Eletrotécnico, onde estou trabalhando até hoje, paralelamente ainda trabalho com Artesanato e Decorações ( Festas e Eventos), juntamente com a Família.
Nesse período fiz a Faculdade de Biomedicina, pretendo trabalhar nesta área, especificamente na área da Genética, quero fazer essa Especialização e Mestrado   nesta área.
Procuro ser uma pessoa versátil, hoje em dia é muito importante para se realizar profissionalmente, você não ficar focado em uma única profissão, você tem que saber de tudo um pouco, aprender, pesquisar, ser flexível, ter conhecimentos multi-profissionais, para conseguir atingir seus objetivos.
Conhecer um pouco de psicologia, saúde, para você entender melhor as pessoas e saber administrá-las, orientá-las.
Ter conhecimentos variados, múltiplos, visão de mercado, em questão de Logística, saber a demanda de mercado, a necessidade do mercado, ter noção de apresentação de novidades e soluções cabíveis dentro de sua área de atuação profissional.
O Marketing é fundamental para a sobrevivência do negócio no mercado atual, para que tudo isso se realize, você tem que ter muita leitura, conhecimentos diversificados.

Mensagem aos Leitores
Aos amigos, digo que nos dias atuais o amor, consideração e respeito estão se tornando esquecidos, a internet está fazendo com que os jovens se comuniquem apenas por mensagens, deixando de lado a conversa pessoal, isolando-os em apartamentos ou condomínios, não tendo o contato com a natureza e com as pessoas de idades variadas, nas mensagens nunca ou quase nunca são sinceras, vivem  personagens fora de sua realidade, vivem um personagem comum, a qual a mídia e a moda dita.
Não gostam de ler e muito menos de se expressarem literalmente, pois as mensagens são sempre abreviadas, e com gírias e na hora da necessidade de escrever corretamente sentem-se incapacitados e envergonhados.
E o principal de tudo é que estão deixando a sua fé esfriar, muitos estão achando que a ciência e a Tecnologia pode resolver tudo, mas o engraçado é que quanto mais tecnológica a pessoa fica, mais emocionalmente e espiritualmente abatida se torna, não encontrando nada que a satisfaçam e a compreendam. Por isso digo voltem para Deus e aos amigos verdadeiros, encontrem uma igreja, onde se sintam bem, mas não vá procurando por pessoas que lhe agradem, vá somente para buscar uma verdadeira comunhão ( amizades) com Deus, buscando alimentar seu espírito, com o amor de Deus e busque fazer o bem sempre...não só em atos, mas também em pensamentos e palavras. 
E vou mais longe ainda, busque os ensinamentos de Jesus, relatados na Bíblia e viva-os intensamente e você verá a diferença na sua vida profissional, pessoal e familiar.
Faça um teste se você não ficar feliz com os resultados volte à sua vida anterior, pelo menos você não poderá dizer: "Nunca tentei"; mas tenho certeza: viva e ame a Deus acima de todas as coisas e você nunca mais vai querer viver a vida que você tinha! 
Experimente, tenha fé, e força de vontade, claro isso tudo se você quiser ser feliz, enquanto viver nesta terra.
Lembre-se a sua felicidade só depende de você e Deus, nunca espere que os outros a tragam numa bandeja, você se frustrará.

Que Deus os  abençoe e guarde!
Porque de homens maus a terra está cheia, faça a diferença, mude você, para que o mundo comece a mudar...
Elielson Lauriano
Dez/11
                 

Entrevista com a Professora Vanessa Leal de Souza Lauriano

Meu primeiro emprego foi de Recepcionista de Caixa por 2 anos e 4 meses e nesse período eu cursava o Magistério, quando estava no último ano deste curso consegui uma vaga de Estagiária em uma Creche por 8 meses.
Depois prestei Vestibular para a Faculdade de Pedagogia,  ainda no primeiro ano da Faculdade passei no concurso para Professora em Rede Pública.
Em 2004 terminei a Faculdade e em  2010 prestei novo concurso, também na área do Magistério da Rede Municipal.
Em 2005 fiz Curso de "Especialização em Avaliação, Ensino e Aprendizagem", depois fiz "Pós-Graduação em Alfabetização Inicial" no ano de 2007.
Exerço atividades paralelas com o Magistério, realizando Festas e Eventos, onde faço Artesanatos e Decorações, além de prestar serviços de Aconselhamento para Casais e Família, dentro do "Ministério Arca da Aliança", onde realizamos Aconselhamentos, Palestras em Entidades Filantrópicas e Religiosas, Educacionais e também Palestras Educacionais para a Orientação Sexual, e em breve teremos um site especializado nesta área.
O objetivo principal desse Ministério é a Recuperação do Relacionamento dos Casais e do Relacionamento Familiar, é um resgate de Casais e Família.
Tenho novos planos, o primeiro plano é fazer um Curso Específico para Aconselhamento de Casais e Família, que se realizará na Nova Zelândia, e terá a duração de 1 ano e 6 meses, pretendo retornar para o Brasil e abrir uma Clínica de Aconselhamento e Recuperação de Casais e Família.
Quero também fazer uma Especialização em Línguas, e ainda pretendo fazer a Faculdade de Direito.


Mensagem para os Leitores

Nunca desista de seus sonhos, mesmo que pareça impossível, pois a palavra de Deus  fala que:
 Os desejos do nosso coração o Senhor nos concederá!
"Faça o que é possível, que Deus fará o impossível por você".
Vanessa Lauriano
Dez/11 

domingo, 25 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal - Sementes...plante agora...

MINHA MENSAGEM DE NATAL PARA VOCE MEU AMIGO(A) :
Um sujeito tinha muitos desejos e muitos pedidos. Uma noite ele sonhou
que estava num balcão de uma loja e viu anjo atrás do balcão. Todo afobado
perguntou o que tinha na loja.
-Tudo que seu coração deseja – respondeu o anjo.
-Então quero Paz na Terra, o fim da tristeza, da fome e
da doença – pediu o sujeito.
-Um momento – interrompeu o anjo sorrindo – Voce não
entendeu bem. Aqui nós não entregamos os frutos ....apenas as sementes.
FELIZ NATAL !!!!!!!!!!!!!!!!!!!
COM INCONTAVEIS SEMENTES
Enviado pelo amigo: Osmar KLôh
 

Um grande abraço para o Aniversariante JESUS...

Jesus Feliz Natal... Feliz  Aniversário para o Senhor, muitas felicidades, que seus sonhos se realizem, hoje e para toda eternidade...


Sabe Jesus...eu gostaria de te dar um forte e bem apertado abraço...para te agradecer todas as vitórias que o Senhor me deu neste ano, que se finda...


Jesus...eu gostaria de te encher de beijos...beijar seus pés...e regá-los com minhas lágrimas de alegria...de reconhecimento, por tua imensa paciência e amor, que o Senhor tem por nós, por mim...


Jesus...eu gostaria de beijar suas mãos, com carinho...afagá-las, na intensão de aliviar as dores, que o Senhor sentiu, lá na cruz, quando as transpassaram...e lembrar-me que o Senhor sofreu todas essas dores por minha causa, por causa da humanidade que o Senhor ama com todo seu ser...com toda sua força...com todo seu amor...beijá-las dizendo com carinho e lágrimas de reconhecimento e agradecimento pela Salvação que o Senhor conquistou com seu sangue vertido na cruz.


Jesus... eu gostaria de beijar seu rosto, e dizer olhando em seus olhos...se possível for...porque sou pequena e pecadora...indigna de te mirar a face...gostaria de te dizer que te amo, e te agradeço pelo teu amor, maravilhoso e incondicional, que tens por mim e por toda a humanidade...


Obrigado Jesus meu amigo e eterno companheiro...Obrigado por me amar...e cuidar de mim...
                                    FELIZ ANIVERSÁRIO...   


Sua serva, e amiga eternamente agradecida
Elisabete Lauriano
25 de Dezembro de 2011

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

A Palavra Sagrada Salmo 131

Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes cousas, nem de cousas maravilhosas demais para mim.
Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços da sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo.
Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora para sempre.

Em busca do Teu...Tesouro!!!

Ainda bem que a tua felicidade não depende dos outros!!!
Somente depende de você mesmo...
Você vai em busca de tuas realizações e ninguém... ninguém... mesmo poderá te impedir...
Acredite ninguém te compreende e te ama como você merece ou precisa...portanto...erga tua cabeça...olha adiante...segue enfrente...não volte teu olhar para trás...deixa para lá todo enrosco...
Você é alma preciosa para o Teu Criador...Ele te sustenta e te dará  a vitória, que tanto você almeja...
Um novo ano se inicia...muitas dores deixaremos para trás...muitas decepções...frustrações...não importa...
É um novo... recomeço...novos alvos...novos planos...novos desejos...novos anseios...novos projetos...novas conquistas...novos sucessos...tudo se renova...ou não...
Somente depende de você...
Nunca desista de você mesmo...você vale a pena...você é um ser precioso para Nosso Criador...

A Palavra Sagrada- Salmo 128

Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos!
Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás e tudo te irá bem.
Tua esposa, no interior de tua casa, será como videira frutífera; teus filhos como rebentos da oliveira, à roda de tua mesa.
Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor!
O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos.
Paz sobre Israel!

O que é FELICIDADE...

A Felicidade existe? 

– Freud, a psicanálise e a felicidade


"Esse homem encontrou a felicidade ao descobrir o tesouro de Príamo, o que prova que a realização de um desejo infantil é o único capaz de proporcionar a felicidade" S. Freud. [1]
"não escapa a Freud que a felicidade é (…) o que deve ser proposto como termo a toda a busca, por mais ética que seja". J. Lacan  
Ninguém pode me obrigar a ser feliz a sua maneira”. I. Kant

Das clássicas proposições filosóficas aos atuais manuais de auto-ajuda, passando pelos trabalhos científicos e as construções utópico-ideológicas predominantes no século 20, a verdade é que o ser humano ainda não conseguiu dar uma resposta definitiva e satisfatória sobre o que é ser feliz e como conseguir sê-lo.
Seguindo o caminho das certezas, as "religiões prometem felicidade eterna, tendo como condição a fé”, observa o sociólogo Pedro Demo, professor da Universidade de Brasília e autor de três volumes “A Dialética da Felicidade” (Ed. Vozes, 2001).
A psicanálise que, junto com Freud, é reconhecida como um saber teórico, uma técnica de interpretação e uma clínica psicanalítica, voltada para diminuir o sofrimento humano, é cética quanto ao sujeito[2] humano ser feliz. O próprio Freud teria dito que a psicanálise até pode resolver os problemas da miséria neurótica, mas ela nada pode fazer contra as misérias da vida como ela é.
Ainda, segundo Freud (1974), não sendo a psicanálise uma Weltanschauung, isto é, não sendo uma “cosmovisão”, uma construção intelectual que visa solucionar todos os problemas de nossa conturbada existência, com base em uma hipótese filosófica ou supostamente científica universal, é praticamente impossível conceber um ser humano plenamente feliz.
Herdeira do estilo socrático porque ousa buscar mas nada conclui, a psicanálise sustenta o compromisso de, por um lado, não deixar nenhuma pergunta sem resposta e, por outro, é  avessa as Weltanschauungs de todo o tipo, que acreditam terem encontrado a chave para explicar e resolver todos os males da humanidade, por meio do indivíduo, do grupo ou da coletividade[3].
A teoria psicanalítica e a felicidade
Para entender a relação psicanálise e felicidade, precisamos resgatar alguns de seus conceitos e categorias. O primeiro deles é o desejo. O desejo é humano, demasiadamente humano. O desejo (D.: Wunsch), tal como é entendido pela psicanálise, não é a mesma coisa que a necessidade. Enquantonecessidade é um conceito biológico, natural, implica uma tensão interna que impele o organismo numa determinada direção no sentido de busca de redução dessa tensão ou satisfação, logo, a autoconservação (ex.; necessidade de fome, então buscamos comida), o desejo, sendo de ordem puramente psíquicaé desnaturado e como tal pertence à ordem simbólica. Enquanto a necessidade é biológica, instintiva e busca objetos específicos (comida, água, etc) para reduzir a tensão interna do organismo, o desejo não implica uma relação com esses objetos concretos, mas sim, com o fantasma oufantasia. Ou seja, “o fantasma é, ao mesmo tempo, efeito do desejo arcaico inconsciente e matriz dos desejos atuais, conscientes e inconscientes” [4] (CHEMAMA, 1995: 71).
Diferente dos animais, no mundo demasiadamente humano, as necessidades são atravessadas pelo fenômeno da linguagem, porta-voz das demandas. A criança demanda [pede, solicita] à mãe que lhe forneça o objeto de sua necessidade para ela eliminar sua “falta-para ter”. Só que a demanda é sempre demanda por outra coisa, funcionando como pretexto para conseguir "algo" de que o sujeito sente falta e que pressupõe que o outro disponha a fornecê-lo reconhecimento e amor. Portanto, não somente existe nela (criança ou adulto) a necessidade do objeto "alimento x", mas sobretudo sempre existe uma "demanda para ser reconhecida e amada". No fundo, queremos ser preenchidos, plenos, ou seja, almejamos uma impossibilidade. Porque, a demanda é a solicitação de uma presença ou de uma ausência, e é sempre é dirigida ao Outro, como um pedido de amor e uma expectativa de preenchimento absoluto, de fusão das almas, de plenitude.
A demanda e o desejo fazem aparecer outro registro da falta - "a falta-a-ser". Acontece que, a satisfação do desejo é sempre adiada e nunca atingida, portanto, no fundo, o desejo busca o impossível. Seria o incesto? Restando-lhe sempre insatisfação, o desejo se vê obrigado a buscar outro caminho, a realização. Através de meios-objetos como a fantasia do seio, o sintoma, um beijo, o gozo da droga, o gozo do poder político, o gozo do discurso teórico da fé, o gozo do rico que priva o outro de também ter, o gozo de quem imputa sofrimento a outrem etc. Todas essas formas de realização são marcadas por insatisfações primitivas que seatualizam. O sujeito vive em estado de excitação contínua: prazer e desprazer ao mesmo tempo. A pulsão e o desejo nos diferenciam dos animais estes são seres de puro instinto, seres de necessidade. Os seres humanos por serem desejantes, seres de linguagem são condenados a sentir, primeiro mal-estar e angústia, depois por serem impulsionados para algo que se supõe trazer a felicidade, um estado de completude de não falta.
O que nos sustenta é uma ficção construída e dependente da memória de que um dia fomos para o desejo do Outro primordial (mãe), que nos acolheu em nosso desamparo de recém nato. E neste núcleo de nada, de ter sido o desejo do Outro que nos sustentamos, buscando incessantemente o reconhecimento nos olhares dos outros nossos semelhantes.
Por vezes isso se faz às custas de fazermo-nos sofrer em demasia. “O sofrimento dos neuróticos provém da angústia de não desejar em conformidade com o super-eu” (Nasio, 1993); pois para advir como sujeito, a que renunciar a essa plenitude (de ter sido o tudo para o outro) se adequando em conformidade com as exigências do social.
Continuando. O desejo, no fundo, sempre procura realizar a nostalgia do objeto perdido, que habita no inconsciente, isto é, no lugar do "não-sabido". (Em alemão, a língua de Freud, Unbewusste quer dizer: não-sabido). Então, o objeto não-sabido e recalcado do desejo está condenado a repetir na atualidade o que no passado remoto possivelmente foi prazer e depois virou gozo[5]. Portanto, tal como entende a psicanálise, o desejo implica num desvio ou perversão da ordem natural ou biológica. Deixando de ser instintivos, os humanos se orientam pela ‘ordem’ pulsional desejante, ou seja, não somos mais movidos pela força instintiva, que é apenas matriz do comportamento dos animais ditos irracionais. Somos seres simbólicos, marcados pela desnaturalização empreendida pela cultura. Somo movidos sempre por ‘outra coisa’. Se fôssemos somente instinto e necessidade, seríamos como os animais, que parecem felizes quando cumprem com seu ciclo biológico de fome e sexo. O animal satisfeito deve  ser feliz. Mas, o mesmo não acontece com os seres humanos. Podemos ter ‘tudo’ e ao mesmo tempo sentir vazio existencial; podemos sentir prazer[6] e ao mesmo tempo colher desprazer em nossos atos demasiadamente humanos. Se estivéssemos presos ao instinto, ainda teríamos cio, faríamos sexo somente em determinada época do ano apenas para procriar; comeríamos apenas para matar a fome e não para degustar para comida de um famoso restaurante e beber um vinho de uma safra ‘x’, servido em um copo especial, etc, etc. Entretanto, a condição humana de ser desnaturalizado, desejante, cultural, complica a sua conquista para ser feliz, embora possamos eventualmente experimentar alguns momentos  de felicidade[7], como o gozo sexual, o recebimento de uma promoção no trabalho, ganhar um prêmio, ver nascer um filho, etc.
Essa distinção é importante porque, além de distinguir a categorias da “satisfação” e da “realização”, tem importantes conseqüências na condução da clínica psicanalítica, na política e na concepção sobre a construção da civilização. Uma psicoterapia baseada na satisfação das necessidades dos pacientes constitui um grave equívoco, é enganação, e pode abrir caminho para a perversão da relação profissional, chamada por Freud (1974: v. XI) de ‘psicanálise selvagem’. No centro da teoria e da prática psicanalíticas está o desejo, diz Freud. Não é a necessidade, mas o desejo. E, no final de um processo de psicanálise onde estava o ‘isso’ [id] o ‘eu’ [ego] deve advir. Esse princípio tem correspondência no campo político. Uma ideologia política movida apenas para proporcionar a ‘satisfação da necessidade coletiva’ começa por confundir o que é necessidade, desejo e demanda. Ela  poderia proporcionar bem-estar coletivo, saúde física, boa educação, mas poderia ser um fracasso quanto à realização das potencialidades subjetivas. As experiências do socialismo real demonstram o quanto às pessoas podem ser gratas ao sistema sustentar uma boa saúde e boa educação, mas, com medo, reclamam sobre a falta de liberdade para ser.
É certo que a necessidade quando preenchida leva o sujeito a obter a sensação de satisfação. Mas, não o leva o leva sentir-se feliz. Isto acontece porque “o desejo, jamais é satisfeito" (GARCIA-ROZA: 144). Por que, então, o desejo humano jamais é satisfeito?
Sujeito x felicidade
Para Freud, o desejo é o que põe em movimento o aparelho psíquico e o orienta segundo a percepção do agradável e do desagradável. O desejo nasce da zona erógena do corpo, e sem se reduzir ao corpo (soma) somente pode se satisfazer apenas parcialmente. Como já foi dito, ele realiza-se no movimento de querer-mais-e-mais. Como formula Lacan, "O  desejo é sempre o desejo de um outro desejo”. O desejo humano é algo sempre adiado, é intervalar. O desejo vive de sua insatisfação, resguardada esta estranha função: a função de insatisfação (MASOTTA, 193: 83-4 – grifo nosso).
desejo jamais é satisfeito porque tem origem e sustentação da falta essencial que habita o ser humano, daquilo que jamais será preenchido e, por isso mesmo o faz sofrer, mas também o impulsiona para buscar realização – ou satisfação parcial – no mundo objetivo ou na sua própria subjetividade (sonhos, artes, projetos utópicos, fé no absoluto, etc). O que entendemos por sujeito é construído desse circuito onde a libido sempre tem um excesso que sustenta o movimento desejante. O sujeito em psicanálise é dividido; o sujeito não é o in-divíduo (ver nota de rodapé n. 2). Com o sujeito, faz surgir uma história com seus atos de melhoria e transformação. "É pela ação de assimilar o objeto que o homem se vê como oposto ao mundo exterior. O primeiro desejo é um desejo sensual: o desejo de comer, por exemplo, através do qual o homem procura suprimir ou transformar o objeto assimilando-o”(GARCIA-ROZA,1983: 141).
A afirmação freudiana que diz que “o mundo é movido pela fome e pelo amor” também traz sérias conseqüências práticas, para além da biologia, da psicologia, da política, etc. Somente um pensamento complexo que está por ser inventado poderá dar conta dessa questão. Evidentemente, o sujeito humano sempre buscou, para si e para todos, primeiro, a sobrevivência física e, depois, a realização de alguns projetos para além da necessidade, representados pelos sonhos, a arte e os projetos políticos utópicos[8]. Entretanto, é preciso reconhecer que é na dimensão onírica que o desejo se realiza, por meio do disfarce. Só assim ele pode ser felizPorque, na dimensão concreta da realidade, jamais o sujeito poderá conquistar a felicidade. A realidade do mundo, dos acontecimentos e dos fatos, sempre frustra nossa capacidade desejante de preenchimento ou a sensação de ser feliz. 
Portanto, não podemos associar a satisfação das necessidades com a felicidade. A arte, a política, a fé religiosa ou laica, prometem, mas não cumprem a aspiração de proporcionar felicidade ‘realista’ao ser humano, porque ele está a priori condenado a insatisfação, a angústia e deve se contentar apenas com os momentos desatisfação parcial ou realização ilusória. Talvez, o sujeito humano pudesse estar mais próximo da felicidade quando sonha ou elabora projetos de uma vida feliz. Desde Agostinho, passando por Leibniz, e Spinoza, a falta essencial está associada ao “mal radical” do ser humano[9]. Não porque ele é um ser diabólico, mas porque é um ser eternamente propenso a buscar, buscar, buscar. Este estado de ‘mal-estar’ do ser humano fundou a cultura ou civilização. Imperfeita em todos os aspectos, esta civilização faz surgir movimentos diversos visando melhorá-la ou destruí-la, para reconstruí-la em outras bases. O mal-estar de nossa civilização nada mais é, segundo Freud, que o reconhecimento de que estamos condenados a uma economia libidinal baseada no mais-gozar. Enquanto a mais-valia sustenta a economia capitalista, em Marx, o mais-gozar sustenta a economia libidinal do sujeito, em Lacan. É na repetição que o sujeito goza. “E, enquanto goza, é feliz. É feliz tanto na ‘felicidade’ – passe a expressão – como na infelicidade, no bem como no mal, no prazer e na dor” (PEREIRINHA, 1997).
O desenvolvimento biotecnológico parece prometer uma felicidade que não se cumpre (vide o alto índice de depressivos, apesar do Prozac).
A psicanálise não ensina o sentido da vida, mas ao questionar sua história e suas escolhas, permite ao sujeito encontrar um sentido para sua vida, do que possa ser as felicidades possíveis, sendo ele o autor de sua própria história.
Embora pareça pessimista essa afirmação psicanalítica, não impede que continuamos tendo como meta de vida ser-feliz, não a maneira do desejo dos outros (Kant), que sempre estão prontos para nos empurrar sua filosofia, ciência, fé, ou ideologia política totalitária, fazendo de nossa vida um inferno.
A felicidade não pode ser produto de uma alienação, enganação ou delírio. Os recentes estudos sobre a felicidade apontam que ela será inventada por um sujeito que aprendeu a conhecer melhor a si próprio e o mundo em que vive. “Conhecer-se a si mesmo é uma grande valia para a felicidade, tanto para termos noção mais concreta de nossas potencialidades quanto para sabermos dos nossos defeitos” (DEMO, 2001).
O procedimento da auto-análise, sem dúvida, pode conduzir o sujeito para desenvolver a coragem de construir um estilo de vida com autocrítica e compromisso de melhorar alguns aspectos da própria vida e dos outros, também. Alguns estudos confirmam antigas sentenças filosóficas que já apontavam sobre o melhor caminho para a felicidade: o  altruísmo e a manutenção das amizades. (“Ninguém pode ser feliz sem amigos”, dizia o velho Aristóteles. “As pessoas felizes de nossa época são aquelas que ajudam o próximo”, conclui a pesquisa de A. Maslow). Em vez de ficar obsessivamente buscando “a” felicidade, deveríamos sustentar uma certa “alegria de viver”[10] no nosso próprio eu, e que pudesse ser irradiada para também animar o próximo. Seria uma “alegria que nasce da verdade” ou sabedoria[11].
Esta concepção sobre a “alegria de viver” aparece numa rara entrevista de Freud, no auge de usa trajetória como pensador e clínico. Diz ele:
“Setenta anos ensinaram-me a aceitar a vida com serena humildade (...) Não, eu não sou pessimista, não enquanto tiver meus filhos, minha mulher e minhas flores! Não sou infeliz – ao menos não mais infeliz que os outros”.
_____________
[1] Citado por L. Flem, (1986, p. 163). (Tb. citado por L. Binswanger, em Analyse Esitentielle et Psychanalyse Freudienne, op. cit. 313).
[2] A psicanálise se refere ao “sujeito” e não do “indivíduo” (da sociologia, por exemplo). “Ou seja, o sujeito, na sua condição de “sujeito dividido”, pode ser feliz, o que não acontece ao “indivíduo”. Quando Lacan diz que “o sujeito é feliz, percebe-se facilmente que não se trata do indivíduo. A tal ponto que, servindo-me outra vez das palavras de Jean-Pierre Klotz, poderíamos dizer que "a felicidade do sujeito é a infelicidade do indivíduo". Eis uma possível formulação do que significa o tão apregoado ‘sujeito dividido’ em Lacan. No ponto mesmo em que o indivíduo sofre, o sujeito é feliz. Como acentua Jacques-Alain Miller, "quaisquer que sejam os seus infortúnios, ao nível do inconsciente ele é sempre feliz". Por conseguinte, o sujeito do inconsciente é feliz”. (PEREIRINHA,  1997).
[3] A felicidade individual é ofertada pelos livros de auto-ajuda. A felicidade grupal é patrocinada pelos clubes de sado-masoquismo, prometida através das comunidades alternativas (“Eu quero uma casa no campo...”), dos diversos grupos religiosos, etc. A felicidade coletiva, talvez o melhor exemplo, criticado por Freud, seja a teoria marxista com seu projeto de uma sociedade comunista.
A seguir, extraímos alguns fragmentos de Freud onde critica o aspecto religioso e a concepção de felicidade do marxismo, notadamente do chamado socialismo real da ex-União Soviética. Freud escreve: “o marxismo teórico, a exemplo do bolchevismo russo, adquiriu a energia e o caráter autosuficiente de uma Weltanschauung,: contudo, adquiriu, ao mesmo tempo, uma sinistra semelhança com aquilo contra o que está lutando. Embora sendo originalmente uma parcela da ciência, e construído, em sua implementação, sobre a ciência e a tecnologia, criou uma proibição para o pensamento que é exatamente tão intolerante como o era a religião, no passado. Qualquer exame crítico do marxismo está proibido, dúvidas referentes à sua correção são punidas, do mesmo modo que uma heresia, em outras épocas, era punida pela Igreja Católica. Os escritos de Marx assumiram o lugar da Bíblia e do Alcorão, como fonte de revelação, embora não parecessem estar mais isentos de contradições e obscuridades do que esses antigos livros sagrados”.
Embora o marxismo prático tenha varrido impiedosamente todos os sistemas idealísticos e as ilusões, ele próprio desenvolveu ilusões que não são menos questionáveis e merecedoras de desaprovação do que as anteriores. Ele espera, no curso de algumas gerações, de tal modo alterar a natureza humana, que as pessoas viverão juntas quase sem atrito na nova ordem da sociedade [comunista] e que elas assumirão as tarefas do trabalho sem qualquer coerção. Nesse meio-tempo, ele muda para algum outro setor as restrições instintuais [pulsionais] que são essenciais na sociedade; desvia para o exterior as tendências agressivas que ameaçam todas as comunidades humanas e apóia-se na hostilidade do pobre contra o rico e na hostilidade daquele que até então esteve impotente contra os governantes anteriores. Mas uma transformação da natureza humana, como esta que pretende, é altamente improvável.(...)Exatamente da mesma forma como a religião, o bolchevismo deve também oferecer aos seus crentes determinadas compensações pelos sofrimentos e privações de sua vida atual, mediante promessas de um futuro melhor, em que não haverá mais qualquer necessidade insatisfeita. Esse paraíso, no entanto, tem de ser nesta vida, ser instituído sobre a terra a ser descerrado num tempo previsível. Convém lembrar, contudo, que também os judeus, cuja religião nada sabe de uma vida após a morte, esperavam a chegada de um Messias sobre a terra, e que a Idade Média cristã, muitas vezes, acreditava que o Reino de Deus estava próximo (...). [Portanto,] a força do marxismo está, evidentemente, não na sua visão [científica] da história ou nas profecias do futuro [da sociedade feliz](...), mas sim na arguta indicação da influência decisiva que as circunstâncias econômicas dos homens têm sobre as suas atitudes intelectuais, éticas e artísticas” (Freud, op. cit., p. 218-216 – grifo nosso).
Ainda, a propósito da felicidade coletiva, é preciso acrescentar que tanto os revolucionários ‘utópicos’ como os ‘científicos’ concebiam a felicidade no passado e nofuturo. O presente existe apenas para relembrar ou para projetar a revolução socialista-comunista. A crença na felicidade estaria no passado, supostamente dominado pelo matriarcado ou pelo ‘comunismo primitivo’. Para o psicanalista, a ânsia de retorno à fusão com a mãe seria o fundamento psicológico, fundado um sistema igualitário, justo, feliz. Posta no futuro, a felicidade aparece em forma de realização do projeto de uma sociedade comunista  – onde, curiosamente, a dialética da história se estagnaria, o jogo da política se extinguiria – fazendo reinar entre os homens da terra a felicidade ‘proletária’, nunca antes conseguida na história da humanidade. No fundo, os revolucionários se acham no direito de obrigar todos a serem felizes de acordo com uma suposta felicidade ‘proletária’. Para Freud, trata-se de uma visão mítico-religiosa, que é influenciada pela concepção de um paraíso perdido, como crê as religiões. A abstração de uma felicidade conduzida pelo proletariado no poder estaria na contramão de I. Kant quando diz que ninguém pode me obrigar a ser feliz a sua maneira". Porque, somente o proletariado – concebido como sem divisão de classe – forneceria o modelo “único”, a forma definitiva, para todos serem felizes na simplicidade, fraternidade, igualdade e justiça.
[4] Por exemplo, “o olhar do pai, presente no fantasma, seria muito mais importante [para a constituição do sujeito] do que o próprio pai. O mesmo ocorre com o seio da mãe que amamenta o filho, o chicote manejado pelo professor que pune a criança ou o tato com o qual tortura a vítima (...). Ou seja, esses objetos do fantasma funcionam não apenas como objetos, mas também enquanto significantes. O próprio Freud, aliás, tinha destacado a grande sensibilidade de seu paciente [O homem dos ratos] a toda uma série de palavras, inclusive o fonema ‘rato’” (CHEMAMA, op. cit.: 71-2).
[5] “Gozo não é prazer, mas o estado que fica além do prazer; ou, para retomarmos os termos de Freud, ele é uma tensão, uma tensão excessiva, um máximo de tensão, ao passo que, inversamente, o prazer é um rebaixamento das tensões (...); o gozo ... alinha-se do lado da perda e do dispêndio, do esgotamento do corpo levado ao paroxismo de seu esforço”. O termo “mais-gozar” proposto por Lacan, é inspirado na “mais-valia” de Marx. Por exemplo, a economia libidinal do neurótico o faz ‘mais-gozar’através do sonho, já que ele supõe o gozo do Outro como um gozo impossível, ao passo que o perverso o toma com realizável. Assim, para o neurótico é impossível imaginar a morte, a loucura, a felicidade suprema. Já o perverso não imagina o gozo, mas busca-o, persegue-o e julga ser possível captá-lo. Nasio, observa que “quando [o perverso] espreita atrás de uma árvore, o voyer quer captar o êxtase dos amantes, sem, no entanto, ter nenhuma imagem prévia na cabeça” (p.135).
[6] Na Carta a Meneceu, Epicuro baseia no prazer os alicerces da felicidade. Ele é "o princípio e o fim da vida bem aventurada". Não um prazer desbragado, evidentemente, mas comedido. "Quando falamos do prazer como um fim – avisa Epicuro – não falamos dos prazeres dos dissolutos ou daqueles que têm o gozo por residência – como o imaginam algumas pessoas que ignoram a doutrina, não concordam com ela, ou são vítimas de uma falsa interpretação – mas de alcançar o estádio em que não se sofre do corpo e não se está perturbado da alma." (apud Pereirinha, 1997).
[7] “Felicidade não existe... o que existe são os momentos felizes”, parece não ser uma frase original do cantor brega, Odair José, mas de um obscuro pensador, Terrier (?).
[8] O homem se sustenta na existência porque cultiva utopias, diz E. Bloch. “Não nos livramos do desejo, a não ser nos enganando”. Para este autor, esta seria uma “função utópica”, que se encarregaria de afixar em cada realização crítica do “melhor”, do “mais”, em nome do possível. O homem não é um ser feliz, absolutamente; sua felicidade está na busca diária da felicidade. Este aguilhão o faz andar. Até à morte buscará a felicidade, certo de que foi apenas relativamente feliz e de que poderia ter sido muito mais feliz, guardando em si um desejo absoluto de felicidade”. Ou seja, enquanto brilhar no ser humano a esperança a felicidade é possível, não como algo posto no futuro mas como algo que acontece no dia a dia, embora nem sempre consigamos aperceber ... (Demo, 1981: 188).
[9] Um belo estudo sobre esse assunto é de L.A. Garcia-Roza. O mal radical em Freud. Rio: Jorge Zahar, 1990.
[10] Lacan, numa entrevista a rádio francesa, assim teria respondido.   
[11] Comte-Sponville, A. 2001.
www.espacoacademico.com.br/059/59/esp_limafregonezzi.htm
2006

Infertilidade

O QUE É

No dia-a-dia utilizamos o termo Infertilidade para todas as situações de dificuldade de engravidar e de ter um filho após um ano de tentativa.
Entretanto, nos idiomas de origem latina, Infertilidade é conceituada como incapacidade da mulher levar a gestação até o nascimento. Em outras palavras, a forma clínica mais comum de infertilidade é o abortamento habitual e a Esterilidade por sua vez é incapacidade de obter uma gestação após pelo menos um ano, com atividade sexual regular e sem uso de métodos contraceptivos.
Um casal que tenta engravidar possui uma chance de sucesso de aproximadamente 20% por ciclo menstrual, o quê pode tornar difícil que uma gravidez aconteça depois do primeiro ou até segundo mês de tentativa. Contudo, 80 % dos casais deveriam conceber em até 12 meses.
Um em cada 5 ou 6 casais vivencia a infertilidade, e a idade tem se tornado um fator importante, visto que muitos casais têm adiado casamentos e filhos por algum tempo.
É importante saber se a infertilidade é primária ou secundária, ou seja, se o casal já engravidou antes e o quê ocorreu após a última gravidez; visto que há grande diferença quando se trata de primeira gestação ou gestações subseqüentes, mostrando mais facilidade de concepção neste último grupo.
Estudos mostram que a chance adicional de engravidar diminui grandemente para os casais que estão tentando há mais de 3 anos e meio.
Com o passar do tempo, as frustrações podem aumentar, e o insucesso dos esforços do casal traz consequências debilitantes.
www.draalessandramatos.com.br/infertilidade.php

Condiloma

ConceitoInfecção causada por um grupo de vírus (HPV - Human Papilloma Viruses) que determinam lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes de tamanhos variáveis, com aspecto de couve-flor (verrugas).
Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem e a vulva, o períneo, a vagina e o colo do útero na mulher.
Em ambos os sexos pode ocorrer no ânus e reto, não necessariamente relacionado com o coito anal.
Com alguma frequência a lesão é pequena, de difícil visualização à vista desarmada (sem lentes especiais), mas na grande maioria das vezes a infecção é assintomática ou inaparente, sem nenhuma manifestação detectável pelo(a) paciente.

SinônimosJacaré, jacaré de crista, crista de galo, verruga genital.

AgentePapilomavirus Humano (HPV) - DNA vírus.  HPV é o nome de um grupo de virus que inclue mais de 100 tipos. As verrugas genitais ou condilomas acuminados são apenas uma das manifestações da infecção pelo virus do grupo HPV e estão relacionadas com os tipos 6,11 e 42, entre outros. Os tipos (2, 4, 29 e 57) causam lesões nas mãos e pés (verrugas comuns). Outros tipos tem um potencial oncogênico (que pode desenvolver câncer) maior do que os outros (HPV tipo 16, 18, 45 e 56) e são os que tem maior importância clínica.
O espectro das infecções pelos HPV é muito mais amplo do que se conhecia até poucos anos atrás e inclui também infecções subclínicas (diagnosticadas por meio de peniscopia, colpocitologia, colposcopia e biópsia) e infecções latentes (só podem ser diagnosticada por meio de testes para detecção do virus).
Alguns trabalhos médicos referem-se a possibilidade de que 10-20% da população feminina sexualmente ativa, possa estar infectada pelos HPV.
A principal importância epidemiológica destas infecções deriva do fato que do início da década de 80 para cá, foram publicados muitos trabalhos relacionando-as ao câncer genital, principalmente feminino.

Complicações/ConsequênciasCâncer do colo do útero e vulva e, mais raramente, câncer do pênis e também do ânus.

TransmissãoContacto sexual íntimo (vaginal, anal e oral). Mesmo que não ocorra penetração vaginal ou anal o virus pode ser transmitido.
O recém-nascido pode ser infectado pela mãe doente, durante o parto.
Pode ocorrer também, embora mais raramente, contaminação por outras vias (fômites) que não a sexual : em banheiros, saunas, instrumental ginecológico, uso comum de roupas íntimas, toalhas etc.

Período de IncubaçãoSemanas a anos. (Como não é conhecido o tempo que o virus pode permanecer no estado latente e quais os fatores que desencadeiam o aparecimento das lesões, não é possível estabelecer o intervalor mínimo entre a contaminação e o desenvolvimento das lesões, que pode ser de algumas semanas até anos ou décadas).

DiagnósticoO diagnóstico é essencialmente clínico (anamnese e exame físico). Eventualmente recorre-se a uma biópsia da lesão suspeita.

TratamentoOs tratamentos disponíveis são locais (cirúrgicos, quimioterápicos, cauterizações etc) e visam somente a remoção das lesões (verrugas, condilomas e lesões do colo uterino). As recidivas (retorno das lesões) podem ocorrer e são freqüentes, mesmo com o tratamento adequado.
Eventualmente, as lesões desaparecem espontaneamente.
Não existe ainda um medicamento que erradique o virus, mas a cura da infecção pode ocorrer por ação dos mecanismos de defesa do organismo.
Já existem vacinas para proteção contra alguns tipos específicos do HPV, estando as mesmas indicadas para pessoas não contaminadas.

PrevençãoCamisinha usada adequadamente, do início ao fim da relação, pode proporcionar alguma proteção. Ter parceiro fixo ou reduzir numero de parceiros. Exame ginecológico anual para rastreio de doenças pré-invasivas do colo do útero. Avaliação do(a) parceiro(a). Abstinência sexual durante o tratamento.
Em 2006 foi aprovada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a utilização da Vacina Quadrivalente produzida pelo Laboratório Merck Sharp & Dohme contra os tipos 6,11,16 e 18 do HPV, para meninas e mulheres de 9 a 26 anos que não tenham a infecção. Esta vacina confere proteção contra os vírus citados acima, os quais são responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero (tipos 16 e 18) e 90% dos casos de verrugas (condilomas) genitais (tipos 6 e 11).

Fotos
Imagens ilustrativas desta DST podem ser encontradas na Internet
www.dst.com.br

Herpes Genital

Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. Uma vez dentro de um organismo, dificilmente esse vírus será eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para sua replicação. Além disso, como se esconde dentro das raízes nervosas, o sistema imunológico não tem acesso a ele.
Existem dois tipos de HSV:
a) O tipo 1, responsável pelo herpes facial, manifesta-se principalmente na região da boca, nariz e olhos;
b) O tipo 2 que acomete principalmente a região genital, ânus e nádegas.
O período de incubação varia de dez a quinze dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.
Herpes genital na gravidez pode provocar abortamento espontâneo, uma vez que existe a transmissão vertical do vírus. E mais: herpes congênito é uma doença extremamente grave e letal.
Características das lesões
Pequenas vesículas que se distribuem em forma de buquê nos genitais masculinos e femininos. Às vezes, elas estão presentes dentro do meato uretral ou, por contigüidade, podem atingir a região anal e peri-anal, de onde se disseminam se o sistema imunológico estiver debilitado.
As lesões do herpes genital costumam regredir espontaneamente, mesmo sem tratamento, nos indivíduos imunocompetentes. Nos portadores de HIV, porém, elas adquirem dimensões extraordinárias.
Primo-infecção e recidivas
A primeira infecção pode ser muito agressiva e longa, porque o vírus do herpes genital (HSV) é um elemento estranho e não houve tempo ainda para o sistema de defesa desenvolver estratégias para combatê-lo. Já as recidivas costumam ser menos graves, porque o organismo criou anticorpos capazes de tornar a doença autolimitada, mas permanece o risco de recidivas.
Sintomas
Ardor, prurido, formigamento e gânglios inflamados podem anteceder a erupção cutânea. São os sinais prodômicos da infecção.
As manchas vermelhas que aparecem alguns dias mais tarde evoluem para vesículas agrupadas em forma de buquê. Depois, essas pequenas bolhas cheias de líquido se rompem, criam casca, cicatrizam, mas o vírus migra pela raiz nervosa até alojar-se num gânglio neural, onde permanece quiescente até a recidiva seguinte.
Tratamento
O aciclovir é uma droga usada para o tratamento do herpes genital. Ele necessita da ação enzimática do vírus para destruí-lo ou impedir que mantenha sua cadeia de replicação. No entanto, quando o vírus está recolhido no gânglio neural, esse remédio não faz efeito.
Recomendações
* A melhor maneira de prevenir o herpes genital e usar preservativo nas relações sexuais e evitar múltiplos parceiros;
* Mesmo que a mulher não tenha lesões visíveis, deve informar o médico de que é portadora do vírus do herpes genital, se pretende engravidar;
* Apesar de as lesões regredirem espontaneamente nas pessoas com resposta imune satisfatória e as recidivas serem menos graves do que a primeira infecção, elas podem continuar transmitindo o vírus do herpes genital.

www.drauziovarella.com.br/herpesgenital

Citomegalovírus

O citomegalovírus (CMV) pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster. As manifestações clínicas da infecção pelo CMV variam de uma pessoa para outra e vão desde discreto mal-estar e febre baixa até doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina. O citomegalovírus nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção.
Transmissão
O citomegalovírus pode ser transmitido das seguintes formas:
* por via respiratória – tosse, espirro, fala, saliva, secreção brônquica e da faringe servem de veículo para a transmissão do vírus;
* por transfusão de sangue;
* por transmissão vertical da mulher grávida para o feto;
* por via sexual – neste caso, ele é considerado causador de doença sexualmente transmissível;
* por objetos como xícaras e talheres – embora esse tipo de transmissão seja pouco comum, ele é possível porque o citomegalovírus não é destruído pelas condições ambientais.
Obs: é quase impossível viver sem ser infectado, em algum momento, pelo citomegalovírus. O período de incubação varia de alguns dias a poucas semanas.
Sintomas
A infecção pelo CMV pode ser assintomática e passar despercebida, mas o vírus ficará latente, a não ser que uma deficiência imunológica do hospedeiro favoreça sua reativação. Na fase aguda, a principal manifestação é a citomegalomononucleose, com sintomas semelhantes aos da mononucleose infecciosa: febre, dor de garganta, aumento do fígado e do baço, presença de linfócitos atípicos.
Diagnóstico
Existe exame laboratorial específico para pesquisar anticorpos contra o citomegalovírus. Os anticorpos da classe IgM estão presentes apenas na fase aguda da infecção e os da classe IgG também aparecem na fase aguda, mas persistem por toda a vida.
Complicações
A reativação do quadro infeccioso está associada à deficiência do sistema imunológico. Nos imunodeprimidos, lesões ulceradas e dolorosas podem comprometer todo o aparelho digestivo (boca, garganta, faringe, esôfago, estômago, intestino grosso e delgado). Nos pacientes com AIDS, a complicação mais comum é a coriorretinite, que pode levar à cegueira, mas existem outras, como comprometimento dos intestinos, do fígado e do sistema nervoso central, que resultam em perda do movimento dos membros inferiores e em mielite e encefalite.
Tratamento
Na fase aguda, o tratamento é sintomático. O uso de antivirais fica reservado para as formas graves da doença e deve ser mantido pelo menos durante um mês. A grande preocupação é com o efeito tóxico dessas drogas sobre os glóbulos do sangue e aos rins.
Recomendações
* Não se descuide do uso de preservativo nas relações sexuais como forma de evitar a transmissão do citmegalovírus;
* Procure não usar copos, xícaras e talheres se não tiver certeza de que foram bem lavados;
* Esteja atento ao fato de ser portador do citomegalovírus, pois ele pode provocar uma infecção aguda se suas reservas imunológicas se esgotarem;
* Lembre-se de que a transmissão vertical do CMV durante a gestação é a principal causa de retardo mental nas crianças. Siga rigorosamente as orientações médicas para evitar que isso aconteça.
www.drauziovarella.com.br/doença-e-sintomas/citomegalovirus/apoio: